Saiba o que é o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC)

2020-11-01 16:18:42

O Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) é um serviço direcionado para o atendimento das necessidades psicossociais da população, em todas as situações em que são confrontados com situações inesperadas e exigentes e experienciam elevados níveis de stress.
O CAPIC é formado por uma equipa de psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe. Este serviço garante, 24 horas por dia, o apoio psicológico nas chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Quando contactar com o CAPIC:
- Em situações de crise psicológica,
- Comportamentos suicidários
- Vítimas de abuso/violência física ou sexual, entre outras.
De igual modo, através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), os psicólogos podem ser acionados para o local das ocorrências onde seja considerada necessária a sua intervenção.
Quando é acionada a UMIPE:
- Assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos
- Apoio no início do processo de luto na sequência de morte inesperada e/ou traumática
- Situações de risco iminente de suicídio
- Emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros
- Intervenção com vítimas de abuso/violação sexual.
Para além da teleassistência nos CODU e a operacionalização das UMIPE, as suas atividades incluem: Situações de Exceção (situações inesperadas como incêndios, catástrofes naturais e humanas, etc.), Apoio aos profissionais do INEM, Formação aos profissionais do INEM, Estágios curriculares e de observação e Investigação Científica.

Fotografia: DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso