MONTALEGRE: Vilar de Perdizes tem surto de Covid-19

2020-11-14 22:19:14

Oito habitantes da pequena aldeia de Vilar de Perdizes, em Montalegre, testaram positivo ao Covid-19, mas mais de uma dúzia aguardam pelos resultados.

A pandemia continua alastrar na região do Alto Tâmega e desta vez o alarme soou na freguesia de Vilar de Perdizes, até porque, entre os casos positivos (8), estão dois utentes do Centro de Dia e uma funcionária do Centro Social e Paroquial (CSP), que oferece respostas sociais nas valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, tendo como raio de ação as freguesias de Vilar de Perdizes, Soutelinho da Raia, Meixide, Meixedo, Gralhas, Solveira, Santo André e Montalegre.
Desde o início da pandemia da COVID-19 que o Centro Social e Paroquial Vilar de Perdizes funciona por equipas-espelho, trabalhando cada equipa durante 7 dias, 12 horas diárias, tendo depois um período de descanso de 7 dias.
Durante esse período de descanso, e tal como o Padre António Joaquim, responsável pelo espaço, explicou à Sinal TV, «um dos colaboradores do CSP Vilar de Perdizes (que se encontrava nesse mesmo período) manifestou sintomas de infeção e testou positivo para o Coronavirus. No entanto, o colaborador em questão não manifestou qualquer tipo de sintomas durante a jornada de trabalho e, durante a mesma, cumpriu todos os procedimentos de segurança impostos de medição de temperatura corporal à entrada e saída, higiene, fardamento, desinfeção e proteção individual, através do uso permanente de máscaras, luvas e fardamento apropriado».
Neste momento, a equipa que se encontra ao serviço, segundo o responsável da instituição, «prolongará a sua jornada até que todos os colaboradores e utentes sejam testados, para garantir a segurança de todos os utentes e colaboradores, por isso, o CSP Vilar de Perdizes pode afirmar que nenhum caso positivo ou com sintomas da COVID-19 permaneceu nas instalações ou colaborou nas lides da instituição estando com sintomas de infeção».
Segunda-feira todos os colaboradores e utentes da Estrutura Residencial para idosos serão testados para garantir a segurança de todos e, ate? la?, «esta instituição pautara? por manter todos os padrões de higiene e segurança para com os seus utentes e colaboradores».
Segundo o Padre António Joaquim, neste momento, «a Direção encontra-se a colaborar ativamente durante todo o dia, todos os dias com a Unidade de Saúde Pública do ACES - Alto Tâmega e Barroso, o Instituto da Segurança Social, I.P. e com o Município de Montalegre, tomando todas as decisões e providências necessárias de acordo com o aconselhamento dado pelos especialistas, a quem agradece o enorme esforço e dedicação que têm colocado ao longo deste tempo pandémico, em especial pela atenção que estão a prestar às gentes de Vilar de Perdizes e a esta instituição de solidariedade, que não quer deixar, em nenhum minuto, de prestar toda a atenção e cuidado a quem tanto precisa», concluiu.

Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso