BOTICAS: Feira do Porco arranca a 15 de janeiro

2020-12-05 19:01:23

23ª edição da Feira Gastronómica do Porco realiza-se de 15 a 17 de janeiro e conta também com vendas online.

A XXIII Feira Gastronómica do Porco tem data marcada para os dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2021, realizando-se este ano, por força das circunstâncias ditadas pela pandemia de Covid-19, em moldes distintos do habitual, cumprindo todas as regras emanadas pela Direção Geral de Saúde, mas mantendo a qualidade a que habituou os visitantes, promovendo os produtos tradicionais de reconhecida qualidade, em especial o fumeiro e todos os derivados do porco, e proporcionando oportunidades de negócio únicas aqueles que se dedicam à produção do fumeiro tradicional, com importantes reflexos para a economia local.
A disposição do Pavilhão Multiusos e dos stands foi pensada para que seja respeitado o distanciamento social entre os vários postos de venda, sendo também implementados circuitos para deslocação no interior, com a entrada e saída a serem feitas por locais distintos, para evitar o cruzamento de pessoas. O número de acessos ao interior do Pavilhão será também condicionado em função do espaço necessário para que o distanciamento possa ser cumprido, havendo ainda a medição da temperatura à entrada para a Feira e a obrigatoriedade de uso da máscara.
Por força das circunstâncias, a Feira deste ano não contará com as habituais “Tasquinhas” no interior do Pavilhão, sendo que os restaurantes do Concelho se associam à iniciativa e disponibilizarão, nos seus próprios espaços, ementas adequadas ao evento, tendo por base da sua confecção as carnes e os derivados do Porco.
No pavilhão estarão apenas presentes os stands com venda de fumeiro, alguns produtos da panificação local, licores, compotas e afins, sendo que estão proibidas a degustação e provas de fumeiro e não podem ser vendidas bebidas a copo (como licores e afins).
Procurando evitar concentrações de pessoas, não haverá qualquer ação de animação musical nem as tradicionais chegas de bois e também não serão permitidas manifestações culturais improvisadas como tocadores de concertinas e cantadores ao desafio.
Assegurando que todas as condições de segurança, em face do momento que enfrentamos, estarão reunidas, o Município de Boticas irá disponibilizar testes rápidos, tendo também um enfermeiro em permanência, caso alguém manifeste sintomas compatíveis Covid-19, de modo a poder debelar rapidamente qualquer caso suspeito. Simultaneamente, serão colocados dispensadores de álcool gel distribuídos por diversos pontos do Pavilhão Multiusos.
Na sexta-feira (dia 15 de janeiro) o funcionamento da Feira será entre as 14h00 e as 19h00, enquanto no sábado e domingo funcionará das 10h00 às 19h00

Feira terá também vendas online

Em simultâneo com a realização da XXIII Feira Gastronómica do Porco no seu espaço físico de referência (Pavilhão Multiusos) a Câmara Municipal irá disponibilizar uma plataforma de vendas online através do qual os produtores poderão realizar complementarmente os seus negócios. Esta plataforma funcionará a partir do dia 15 de janeiro (dia de abertura da Feira) e até ao dia 27 de janeiro, por ocasião do início da Feira do Fumeiro de Montalegre.
O modelo de negócio, a gestão, acondicionamento e expedição de encomendas estará a cargo do Município de Boticas, contando com a parceria da Associação Empresarial Botiquense Mais Boticas, enquanto os Produtores terão apenas que garantir a entrega dos produtos que lhes são solicitados, recebendo o respetivo pagamento. À semelhança do que acontece no espaço da feira, nas vendas online há igualmente o compromisso na qualidade do fumeiro e o controlo de qualidade do mesmo, aplicando-se, no geral, as regras pelo qual se rege o comércio electrónico, com todas as garantias de cumprimento dos direitos do consumidor.
A adesão dos Produtores a esta plataforma será facultativa, tendo por objectivo garantir um rendimento extra e criar canais para escoamento do produto produzido.

Reuniões preparativas

Agilizando todos os pormenores relativos à realização da XXIII Feira Gastronómica do Porco e procurando que todas as regras de segurança e o Plano de Contingência delineados para o certame sejam cumpridos, tendo sempre em primeira linha de conta a Saúde Pública, sem descurar o aspeto económico da Feira e a necessidade de criar oportunidades de negócio aos agentes económicos locais, que enfrentam dificuldades financeiras cada vez maiores em virtude da prolongada crise de saúde pública, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, reuniu esta sexta-feira, dia 4 de dezembro, com os Produtores de Fumeiro e com os restaurantes do Concelho, no sentido de apresentar não só a estratégia da Autarquia para a Realização da Feira do Porco de 2021, mas também para ouvir opiniões relativamente a aspectos que podem ser alterados para garantir o maior sucesso possível deste evento numa altura a todos os níveis difícil.

“Estamos a trabalhar para realizarmos uma Feira em moldes que nos prestigiem a todos e que, sobretudo, seja economicamente rentável para os produtores de fumeiro, que têm nesta atividade uma importante fatia do rendimento familiar. Acredito que a qualidade dos nossos produtos tradicionais e do nosso fumeiro continuarão a atrair gente a Boticas e a nossa principal responsabilidade é garantir que estão reunidas todas as condições de segurança e de salvaguarda da saúde pública. Julgo que o modelo ‘misto’ que vamos implementar, com a Feira física e as vendas online, irão garantir as oportunidades que os nossos agricultores necessitam para venderem o seu fumeiro e conseguirem os rendimentos de que tanto precisam”, refere o Presidente da Câmara, que garante ainda que “existirão todas as condições, tanto ao nível do espaço da Feira como na Restauração do Concelho, para que quem se desloca a Boticas sinta total segurança, possa comprar e degustar os nossos produtos, sendo recebido sempre com a habitual hospitalidade do povo barrosão. E, para quem optar por ficar no seu lar, poderá encomendar o fumeiro através da plataforma na internet e receber comodamente os produtos em sua casa”.

“Pese embora todas as restrições e as adaptações necessárias, a Feira do Porco não deixará de se realizar. Temos os diferentes cenários equacionados e soluções pensadas para cada situação. Numa situação extrema, poderemos mesmo avançar para a realização de uma Feira ao estilo ‘drive-in’, na certeza de que procuraremos sempre ajudar os nossos agricultores a obterem os rendimentos do seu trabalho. É o mínimo que podemos fazer, atendendo à enorme dívida de gratidão que temos para com eles, que tanto nos têm ajudado a promover o nosso concelho, a nossa região e os nossos produtos tradicionais”, sublinha Fernando Queiroga.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso