REGIÃO: Produtores de maronesa com quebras a rondar os 85% nas vendas

2020-12-14 12:16:57

Criadores de carne maronesa sentem “grandes dificuldades” no processo de escoamento.

Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Mondim de Basto são os quatro concelhos com maior produção de carne maronesa. Neste ano marcado pela pandemia de Covid-19, os criadores de raça maronesa têm registado quebras que rondam os 85% a 90%, e apontam este decréscimo para a diminuição das vendas.
Dizem estar a sentir “grandes dificuldades” no escoamento do produto e realçam à Lusa que “há necessidade de colocar a carne no mercado”.
A Cooperativa Agrícola de Vila Real, que tem cerca de 400 produtores, é responsável pela comercialização da carne mas ao contrário do ano anterior só conseguiram “vender apenas cerca de 15%”, destacou à Agência Lusa Marília Olhero, responsável pela parte comercial.
“Não conseguimos dar a volta à situação porque os estabelecimentos estão fechados, os restaurantes principalmente, que eram os nossos principais clientes, não os deixam trabalhar e eles não estão a comprar a nossa carne”.
No sentido de alertar para esta situação os criadores estão a oferecer carne a Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Sara Esteves
Fotografia de arquivo: David Teixeira


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso