CHAVES: Aquavalor disponibiliza câmara frigorífica para armazenar vacina contra a Covid-19

2020-12-17 16:00:56

O Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água ofereceu-se também para disponibilizar espaços para que se realize o processo de vacinação aos habitantes do Alto Tâmega.

O AquaValor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, com sede no antigo magistério em Chaves, vai disponibilizar uma câmara frigorífica adequada ao armazenamento da vacina da Pfizer e espaço para vacinação contra a COVID-19 no Alto Tâmega, informou esta quinta feira a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
Em comunicado a CIMAT garante que os seis município da região através do Aquavalor participada maioritariamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), irão “suportar eventuais carências logísticas ao nível do armazenamento da vacina da Pfizer”.
A vacina Pfizer deve ser mantida e transportada a uma temperatura de -70ºC. As condições de armazenamento têm gerado grande preocupação à Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vez que, nem todos os países terão capacidade para reunir estas condições em grande escala.
“Foi com base nesta dificuldade que a AquaValor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, que tem como sócios maioritários a CIMAT e o IPB, tomou a decisão de disponibilizar à Saúde Pública a utilização de um equipamento de refrigeração capaz de gerar uma temperatura de 86 graus negativos e uma capacidade de armazenamento de 528 litros, características adequadas para o armazenamento da vacina da Pfizer”, lê-se em nota divulgada.
O Aquavalor garante ainda que vai disponibilizar espaços para que se realize o processo de vacinação aos habitantes do Alto Tâmega.
Recorde-se que a AquaValor atua, essencialmente, em torno da temática da água, nas suas várias vertentes (turismo, agricultura, termas e energia), enquanto valor distintivo/identitário, agregador e potenciador de crescimento económico na região do Alto Tâmega.

Fotografia: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso