CHAVES: Limpa-neves reforça competências dos Bombeiros Flavienses

2020-12-19 11:46:02

Equipamento resulta de um investimento de 15 mil euros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Flavienses (AHBVF) investiu, 15 mil euros, na aquisição de um equipamento limpa-neves, composto por pá, depósito e espalhador de sal, que torna a sua corporação de bombeiros apta para operar nas mais adversas condições neste período do ano. O novo equipamento foi instalado no VFCI 04, reforçando a operacionalidade deste veículo adquirido no último verão.
Para o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, “este é mais um sinal de que o esforço de financiamento que o município de Chaves tem propiciado às instituições sem fins lucrativos do concelho, no caso a AHBVF, tem permitido o reforço da capacidade de resposta às múltiplas necessidades da comunidade flaviense”. Este investimento em particular, equipamento limpa-neves, “vem colmatar uma carência manifesta, no domínio da assistência rodoviária, contribuindo, assim, para melhorar operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens”.
O presidente da Direção da AHBVF, Nuno Coelho Chaves, justifica o investimento: “A aquisição deste novo equipamento, com caraterísticas de que nunca havíamos disposto, suporta uma lógica de reforço das condições sociais e operacionais dos Bombeiros Voluntários Flavienses, assumida pela nossa associação e que tem encontrado na CM Chaves um apoio crucial. Apesar das contrariedades e desafios que 2020 nos tem colocado, continuamos apostados em priorizar o investimento na segurança e bem-estar da população local”.
O comandante da AHBVF, José Lima, concorda com a opção assumida: “Este novo equipamento é preponderante no processo de reposição de normal circulação e prestação de socorro às populações em episódios de queda de neve e formação de gelo, como o ocorrido no início do mês, impedindo que as aldeias do concelho fiquem isoladas. Já o testámos e é, de facto, uma mais-valia bastante relevante”.
Recorde-se que, este ano, a AHBVF já havia apresentado três novas viaturas: duas ambulâncias ABTM e o VFCI 04 agora reforçado com o equipamento limpa-neves.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso