REGIÃO: Visita virtual avança nos hospitais para reforçar humanização de cuidados

2020-12-23 18:38:27

Projeto do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) reforça humanização.
No âmbito do projeto «Visita Virtual», as diferentes Unidades Hospitalares do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro foram dotadas de alguns equipamentos tecnológicos (tablets) doados a esta Instituição, com o intuito de facilitar o contacto dos doentes internados com os seus familiares (cuidadores).
Neste sentido, e numa época de maior distanciamento social, torna-se possível a concretização de uma «visita virtual», em modo videochamada, entre doentes e familiares incentivando-se, assim, o contacto de proximidade.
Pela vivência dos tempos atuais, torna-se imperativo reinventar-se metodologias, salvaguardando-se o cumprimento escrupuloso das medidas de segurança e higiene definidas. A implementação desta «visita virtual» facilitará a comunicação, interação entre doentes e entes queridos, otimizando a humanização dos cuidados de saúde com ganhos efetivos no bem-estar emocional e psicológico de todos os intervenientes neste processo comunicacional.
Assim, e para que este projeto chegue a todos aqueles que dele necessitam, no momento da admissão do doente, será feito o registo de um contacto telefónico de um familiar/cuidador significativo que, de forma diária, e no período das 13h00 às 21h00 horas, será contactado por um elemento da equipa de enfermagem do Serviço onde o seu familiar se encontra internado, no sentido de se estabelecer esta comunicação que diminui o sentimento de isolamento. Este contacto será efetuado, só e apenas, quando a condição clínica do doente internado o permitir.
A importância da humanização assistencial é reforçada nesta época pandémica em que o distanciamento entre pessoas ganha um peso difícil na vida de todos os intervenientes. Aumentar o conforto, reduzir o stress, estados de ansiedade e tristeza e contribuir para a manutenção do vínculo afetivo é fundamental para a promoção de uma melhor recuperação dos doentes e, também, uma maior tranquilidade nos seus familiares, cuidadores.
Com estes novos equipamentos nas diferentes Unidades Hospitalares, o distanciamento social será encurtado e as ligações emocionais manter-se-ão até a alta do doente internado.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso