MONTALEGRE: Vacina para a Covid-19 já chegou aos lares do concelho

2021-01-05 15:32:45

Utentes e funcionários estão a ser vacinados contra a Covid-19.


A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre (SCMM) já recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 e o processo de vacinação já arrancou neste valência.
Todos os utentes e funcionários estão a ser vacinados por equipas de enfermagem, já no Lar de São José em Montalegre só serão ministradas as vacinas no final do surto que a instituição enfrenta, informou em nota a SCMM.
A Misericórdia refere ainda que este neste “momento de grande dificuldade vai-se confirmando a esperança”.
Depois de se ter iniciado o processo de vacinação em Portugal no dia 27 de dezembro com a administração da primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech a profissionais de saúde, a vacinação nos lares de idosos, dos 25 concelhos de maior risco de incidência da Covid-19 arrancou esta segunda-feira em Portugal Continental.
A primeira fase de vacinação engloba 950 mil pessoas, abrangendo os profissionais e residentes em lares, trabalhadores e pessoas internadas em Unidades de Cuidados Continuados, profissionais de saúde, das forças armadas e forças de segurança. A vacina será também administrada as pessoas com mais de 50 anos que sofram de determinadas patologias, como insuficiência cardíaca ou renal.
Segundo o boletim da Unidade de Saúde do ACES do Alto Tâmega e Barroso, na região existe em fase ativa da doença 1.178 casos, 76 óbitos e 3.630 recuperados, num total de 4.884 confirmados. O concelho de Montalegre tem neste momento 166 casos ativos e regista desde o início da pandemia seis óbitos e 347 recuperados.

Sara Esteves
Fotografia Direitos Reservados

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso