Autarca valpacense relembra que segundo os responsáveis da saúde, «a vacina só vai ter um impacto daqui a vários meses, nada muda em relação às medidas» e apela à redução dos contactos físicos e da mobilidade.
Apesar do processo de vacinação contra a Covid-19 já ter arrancado em Portugal e dos profissionais de saúde, os funcionários e utentes dos lares do concelho de Valpaços já terem tido acesso à primeira dose da vacina, Amílcar Almeida relembra que segundo os responsáveis da saúde, «a vacina só vai ter um impacto daqui a vários meses, nada muda em relação às medidas, nem vai poder mudar num horizonte próximo».
Em comunicado dirigido aos valpacenses, o Presidente da Câmara apela para que todos «reduzam os contatos e a mobilidade ao mínimo indispensável, permanecendo mais tempo em casa. Temos, todos, que manter o propósito de não facilitar. Mantenha o distanciamento físico, use a máscara, higienize regularmente as mãos e cumpra a etiqueta respiratória. São gestos que podem salvar vidas».
O distrito de Vila Real é o distrito do Norte com o maior aumento de casos. O autarca realçou ainda, «agora que a época das colheitas já lá vai, cuja exposição é maior, face à natureza dos trabalhos, assegurados pelas famílias e/ou pessoal por vezes vindos do exterior, todos temos a obrigação de fazer com que o número de casos no concelho diminua. Peço-vos que tenham cuidados redobrados e cumpram as regras emanadas pela Direção-Geral da Saúde.
Fotografia Carlos Daniel Morais