REGIÃO: Centro Hospitalar com 85% da capacidade

2021-01-18 18:14:46

Há 128 pessoas internadas e 20 em cuidados intensivos.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que agrega os hospitais de Chaves, Lamego e Vila Real atingiu, esta segunda feira, 85% da sua capacidade.

Nas três unidades hospitalares há 128 pessoas internadas e sabe-se que existe a possibilidade de alocar mais camas em enfermaria em qualquer que seja o hospital.

Já na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital de Vila Real permanecem 20 pessoas não existindo para já, capacidade para receber mais doentes, não por falta de espaço mas por escassez de recursos humanos e de ventiladores.

Na semana anterior, e à margem de uma reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real, o 1º Comandante operacional distrital de Vila Real (CODIS), Álvaro Ribeiro, referiu que a taxa de ocupação do CHTMAD aproximava-se “a passos largos dos 100% de capacidade”, tendo demonstrado que a situação “é bastante preocupante”, (...) “o que deixa antever grandes dificuldades, até por causa dos constrangimentos adicionais do tempo frio, que obriga a cuidados redobrados”.

Paulo Silva Reis
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso