BOTICAS: Misericórdia de Boticas com 60 infetados por Covid-19

2021-01-25 11:01:23

41 utentes e 19 funcionários testaram positivo à doença.

41 utentes e 19 funcionários das valências da terceira idade do Lar Nossa senhora da Livração e do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), da Santa Casa da Misericórdia de Boticas estão infetados com Covid-19.

Num rastreio realizado às valências da Misericórdia foram detetados 60 casos.
De recordar que, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, todos os utentes funcionários receberam a primeira dose da vacina há cerca de uma semana, “apresentando-se todos eles bem de saúde e assintomáticos”, destacou o Município de Boticas em comunicado.

Os casos positivos identificados estão “devidamente isolados, em alas separadas, e com acompanhamento médico e de enfermagem 24 horas por dia, acompanhando o aparecimento de possíveis sintomas”.

O Plano de Contingência foi rapidamente ativado de forma a “isolar e tratar destes doentes nas próprias estruturas da Santa Casa da Misericórdia, em total segurança e salvaguarda também dos utentes que se encontram negativos, procedendo se ao ajustamento das escalas de serviço dos funcionários e garantindo cuidados separados, inclusive ao nível da preparação das refeições, não sendo necessário transferi-los para outras estruturas”, escreveu a autarquia.

A Câmara de Boticas garante que está a acompanhar de perto o evoluir da situação juntamente com a Misericórdia “procurando assegurar todas as condições e os recursos humanos necessários para garantir o apoio aos utentes”.

Fernando Queiroga deixou ainda uma palavra de conforto e de profundo agradecimento “a todos os funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, que estão a ser verdadeiramente incansáveis e solidários, abdicando da sua vida pessoal para poderem tratar dos utentes e garantir-lhes todos os cuidados necessários que a situação exige”.


Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso