ALTO TÂMEGA: Vacinação a idosos deve avançar na próxima semana

2021-02-03 11:54:05

Centros de Saúde do Alto Tâmega aguardam vacinas para administrar aos idosos com mais de 80 anos e a utentes com mais de 50 anos com doenças associadas. Já o processo de vacinação em lares está praticamente concluído.



A vacinação a todas as pessoas com mais de 80 anos de idade arranca esta quarta feira em alguns Centros de Saúde do país, mas o processo está previsto chegar a 670 mil pessoas até ao final de abril.

No Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso a vacinação deve avançar na próxima semana. “Estamos a preparar tudo mas ainda não há vacinas”, referiu a diretora executiva, Laurentina Teixeira.

Além dos idosos com mais de 80 anos também os utentes dos 50 aos 79 anos com doenças graves serão vacinados contra a Covid-19 nesta primeira fase.
“Provavelmente para a semana podemos avançar com o processo mas com poucas vacinas porque a farmacêutica Pfizer não está a enviar as quantidades previstas para Portugal. E nós temos que ter garantida a segunda dose, após 21 dias da administração da primeira”, destacou a responsável pelo ACES do Alto Tâmega e Barroso.

Na região, nesta faixa etária a vacina chegará a cerca de quatro mil pessoas. “As listagem já estão finalizadas, está tudo pronto. São os utentes após aviso que vão diretamente aos centros de saúde”.

As vacinas serão administradas nos locais de vacinação de cada centro de saúde dos seis concelhos do Alto Tâmega. Em Chaves será no Centro de Saúde Chaves II. “Vamos fazer um centro de vacinação que é para os dois centros de saúde do concelho”.

Numa primeira fase serão os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a enviar aos utentes uma mensagem (sms) para responderem se querem ser vacinados, e consoante a resposta há um agendamento. “Claro que nestas idades avançadas sem acesso a telemóveis somos depois nós [ Centros de Saúde] a convocá-los por telefone, por carta ou mesmo em casa. Embora nesta fase vai ser tentado o envio da mensagem”.

Enquanto se faz um compasso de espera para a chegada das unidades é realizado o balanço do plano de vacinação nos lares e instituições. No Alto Tâmega “temos as primeiras doses administradas e em muitos dos lares a segunda também, embora esse processo fique concluído ainda esta semana, salvo algumas exceções onde foram registados surtos”, explicou Laurentina Teixeira.

Também os bombeiros serão vacinados mas só depois dos utentes. “Claro que eles já enviaram as listas para o comando nacional mas para já ainda não temos indicação para avançar com a vacina a este grupo”.

Sara Esteves
Fotografias: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso