BOTICAS: Taxa de desemprego no norte fixou-se nos 21,8%

2021-02-25 09:21:57

O Presidente da Câmara de Boticas representou a Associação Nacional de Municípios Portugueses em reunião do IEFP.

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, participou na passada segunda feira, dia 22 de fevereiro, em representação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), numa reunião do Conselho Consultivo Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP).

O encontro, que decorreu por videoconferência, permitiu, entre outros assuntos, fazer um ponto da situação relativamente ao desemprego na região norte, conjuntura agravada pelo atual surto pandémico de Covid-19.

Os centros de emprego registaram 186 662 novos inscritos, sendo que a taxa de desemprego no norte do país se fixou, em dezembro de 2020, nos 21,8%, constatando-se que há cada vez mais jovens sem ocupação profissional.

Para fazer face a esta situação o IEFP tem em curso um conjunto de medidas ativas de emprego, como é o caso do programa ATIVAR.PT, que visa dar uma resposta rápida e abrangente através de formação profissional, estágios profissionais e de apoios reforçados à contratação e ao empreendedorismo, disponibilizando também medidas extraordinárias de incentivo à retoma das atividades empresariais e de apoio à contratação, nomeadamente com alterações à Medida de Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades Produtivas Artesanais, o prolongamento e renovação do programa Regressar até 2023, entre outras.

Durante a reunião foi ainda analisada a execução financeira da despesa, verificando-se que no ano de 2019 foram pagos em apoios mais de 156 milhões de euros e em 2020 o total ultrapassou os 290 milhões de euros.

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, mostrou-se preocupado com os números do desemprego, referindo que “se espera que a retoma gradual das atividades económicas se possa refletir numa descida do desemprego no país, sobretudo na região norte”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso