REGIÃO: Associações pedem à CIMAT uma posição sobre as minas

2021-03-03 14:12:44

CIM do Alto Tâmega já fez saber que a posição será apresentada oportunamente.


Um grupo de associações e de movimentos contra a exploração mineira no território enviou uma carta à Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), a solicitar uma posição sobre a “multiplicação dos pedidos de prospeção e de exploração mineira na região do Alto Tâmega e Barroso”.

Questionada sobre o assunto, a CIMAT já fez saber que a posição será apresentada oportunamente. Este grupo realça que segundo dados oficiais disponibilizados no website da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) existem atualmente 14 pedidos de atribuição de direitos de prospeção/exploração para uma área total de 910 km2, sete contratos de exploração que já foram assinados para uma área total de 18 km2 e seis contratos de prospeção que já foram assinados para uma área total de 283 km2.

“Ou seja, um total de 1211 km2 do território da CIMAT é alvo potencial da atividade mineira, para uma área total dos concelhos da CIMAT de 2922 km2”.

Perante a multiplicação de pedidos este grupo composto por associações e movimentos expressa que «a CIMAT não pode ficar calada, relativamente a esta questão crucial para o futuro de toda a região».

Sara Esteves
Fotografia de arquivo: David Teixeira


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso