MONTALEGRE: Minas da Borralha podem voltar a ter extração de volfrâmio

2021-03-13 19:47:57

Empresa quer criar 50 postos de trabalho de forma direta, num investimento de mais de 12 milhões de euros para a extração de volfrâmio, na antiga mina da Borralha, em Montalegre.
A empresa Minerália – Minas, Geotecnia e Construções, Lda. requereu à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG a celebração do contrato de concessão de exploração de volfrâmio, estanho e molibdénio e pretende reaproveitar parte da área da brecha de Santa Helena, uma das várias que existiam no antigo couto mineiro.
Segundo a Agencia Lusa, que foi quem avançou com a notícia, a atividade mineira poderá ser retomada naquela localidade da freguesia de Salto, concelho de Montalegre através de um projeto da empresa Minerália que localmente é considerado importante para a atividade económica e é também contestado pelos impactos que poderá provocar.
A futura exploração será desenvolvida em parte da área da brecha de Santa Helena, uma das várias do antigo couto mineiro da localidade num dos últimos locais explorados nas Minas da Borralha.
A aldeia das Minas da Borralha nasceu e cresceu com a exploração de volfrâmio, cuja história teve início em 1902, chegou mobilizar 2.000 trabalhadores e fechou em 1986.
Associações e movimentos antiminas e alguns moradores contestam a reativação da exploração mineira na Borralha e alertam para os impactos ambientais, na saúde e na agricultura.

Paulo Silva Reis
Fotos: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso