VALPAÇOS: Autarca com receio no regresso às escolas

2021-03-15 10:10:55

Ausência de testagem e vacinação contra a Covid-19 à comunidade escolar está a preocupar Amílcar Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços.

No primeiro dia de desconfinamento os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico regressaram esta segunda feira às salas de aula.

Um regresso ao ensino presencial desejado mas que ainda assim preocupa o autarca de Valpaços.

“Preocupa-me sim, enquanto autarca e pai, a ausência de testagem e vacinação à comunidade escolar contra a Covid-19 antes da sua entrada nos portões das escolas no dia 15 de março. Mas, vamos acreditar que tudo vai correr bem. Temos que interiorizar que não podemos passar de uma situação de confinamento para uma situação de normalidade. Temos que «mostrar» que com uso máximo de proteção, moderação de contatos, etiqueta respiratória, entre outras medidas, é possível evitar fechar escolas. As crianças não podem continuar a serem prejudicadas no seu processo educativo, de desenvolvimento, de sociabilização e de cultura”, escreveu Amílcar Almeida horas antes do arranque das aulas.

Em comunicado o autarca realçou e elogiou o esforço de todos os professores, alunos e famílias que nos últimos meses estiveram no ensino à distância.

Neste regresso às aulas presenciais destaca que é “fundamental que a comunidade escolar esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares” e espera ainda “que os responsáveis pelo Ministério da Educação tenham utilizado este tempo de confinamento para planear e que agora tenham a perfeita noção do passo que estão a dar, sendo que os erros cometidos no passado não podem voltar a suceder”.

Dois meses depois da suspensão das atividades presenciais, os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo regressaram esta segunda feira às escolas, no primeiro dia do plano de desconfinamento para controlar a Covid-19.

Sara Esteves
Fotografia arquivo: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso