MONTALEGRE: Executivo reuniu com nova direção do INORDE

2021-03-26 14:33:47

Com o fim de traçar novos projetos para reforçar a parceria com vista à comercialização e apoio na produção da batata de semente.

Decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, uma reunião entre o executivo municipal e a nova direção do INORDE - Instituto para o Desenvolvimento Económico de Ourense, liderado por Emma González. O encontro contou, também, com elementos da Coopbarroso, com o fim de traçar novos projetos para reforçar a parceria com vista à comercialização e apoio na produção da batata de semente.

A Câmara Municipal de Montalegre e o INORDE reuniram nas instalações da autarquia onde, para além da informal apresentação do novo rosto que gere este organismo galego, serviu para a promoção de um projeto-piloto sobre a batata de semente de Montalegre. O encontro contou com as presenças do presidente da autarquia, Orlando Alves, do vice-presidente do município, David Teixeira e da delegação do INORDE composta pela gerente Emma González e pelo técnico do Centro de Desenvolvimento Agrário, Servando Alvarez. A reunião teve ainda a participação de elementos da Cooperativa Agrícola do Barroso (Coopbarroso).

‘’Não deixa de ser uma honra e uma surpresa muito grande. Estamos perante um instituto de desenvolvimento de grande dimensão como é o caso do INORDE que faz a gestão do sistema agropecuário em toda a Galiza e que apoia, no terreno, a produção no setor primário. Tem uma dimensão internacional. É muito positivo ver o interesse e a importância que dão à nossa batata de semente no sentido de desenvolver projetos. Deixo o desafio aos nossos produtores para que agarrem o desígnio da batata de semente de Montalegre. Suportamos os custos com as inspeções, damos apoio técnico e garantimos a venda. Só podemos ser grandes se quisermos e, para isso, não podemos cruzar os braços’’, destacou Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre.

‘’Mantemos uma parceria muito próximo na matéria de desenvolvimento agrícola. A nossa organização tem um centro especializado na investigação de determinadas culturas, nomeadamente na produção de batata. Queremos incentivar os produtores dos dois lados da fronteira. Temos, também, o turismo desportivo, onde também há uma enorme cooperação. Somos territórios do Interior, mantemos recursos muito similares e temos que continuar a cooperar. É totalmente justificada esta minha primeira visita oficial fora da província de Ourense’’, disse Emma González, gerente da INORDE.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso