NACIONAL: Búzios em Terra Seca com inscrições até 2 de maio

2021-04-13 11:00:54

Última convocatória Orquestra dos Búzios aceita inscrições até 2 de maio para um Projecto Cardo que desafia a dançar, tocar e cantar no último vídeo da Orquestra dos Búzios. A quinta peça desta orquestra virtual da música tradicional Portuguesa.

«Búzios em Terra Seca» é um projecto inovador que explora a linguagem estética e artística do Projecto Cardo num novo formato de vídeo, adaptado à realidade atual, tirando partido dos meios audiovisuais e do alcance das plataformas online como veículo para chegar às pessoas de forma segura.
Dando continuidade ao trabalho em torno da tradição musical portuguesa, da sensibilização, educação e comunicação com a comunidade, o Projecto Cardo encontra-se em processo de criação de duas coleções audiovisuais com uma vertente pedagógica e auto-didacta para os mais novos, educadores, comunidade escolar e geral. Estes vídeos, mais que recursos educativos e de divulgação, são objetos artísticos finais, acessíveis e disponíveis de forma totalmente gratuita e participativa!
Este projeto é composto por duas coleções audiovisuais: Aprender com o Som dos Búzios, dirigida a crianças entre os 3 e os 10 anos, oferece às crianças, professores e encarregados de educação, algumas melodias do cancioneiro tradicional português aliadas a ideias e sugestões para trabalhar conteúdos de forma criativa, divertida e organizada. São propostas pedagógicas alternativas, onde é promovido o contato com a Natureza e em que os estímulos sonoros e visuais são de grande diversidade. Anexado a cada vídeo há um guia a explicar de forma detalhada todos os conteúdos - a partitura da canção, a coreografia da dança e estratégias criativas para uma assimilação eficaz e intuitiva. Esta coleção já conta com três vídeos e o quarto está prestes a ser lançado.
A Orquestra dos Búzios compreende uma seleção de melodias tradicionais portuguesas, entregues a 5 compositores: Daniela Leite Castro, Filipe Raposo, Quiné Teles, Rita Maria e Xurxo Varela.
O desafio é criar uma «orquestra virtual» – composta por músicos e bailarinos, que interpretam os arranjos a partir de suas casas individualmente. Para cada canção é criado um vídeo-música com os conteúdos partilhados pelos participantes, criando um objeto artístico coletivo, feito à distância e por pessoas que provavelmente nunca se cruzaram.
O primeiro vídeo-música da Orquestra dos Búzios, um arranjo do «Baile Picado», música tradicional da raia transmontana, composto pelo gambista Xurxo Varela, saiu em Dezembro de 2020. O segundo, «O Baile da Meia Volta», uma música madeirense, orquestrada pelo pianista e compositor Filipe Raposo e coreografada pela bailarina Joana Lopes, foi lançado em Janeiro de 2021. O terceiro, lançado em Março, é um arranjo da «Maçadela», de São Pedro do Sul, feito pelo percussionista e compositor Quiné Teles. O penúltimo vídeo, uma música alentejana «Anda cá meu bem» com arranjo de Daniela Leita Castro, está previsto sair no final deste mês. Entre os quatro vídeos, soma-se a colaboração de cerca de 300 músicos e bailarinos.
As inscrições para o quinto vídeo, desta vez uma canção tradicional de Penha Garcia, Idanha-a-Nova «Já lá vem a manhã clara», tem arranjo da cantora e compositora Rita Maria e foi escrita para vozes, percussão corporal, clarinete, saxofone alto e tenor, trombone, trompete e dança.
O prazo para envio dos vídeos é até dia 2 de Maio.
Podem inscrever-se músicos e bailarinos profissionais, amadores ou estudantes. Cada participante deverá fazer uma assimilação cuidada das guias e partituras disponibilizadas pelo Projecto Cardo e enviar um vídeo da sua performance - a cantar, tocar ou dançar.
A diversidade será a beleza deste projeto.
Para mais informação sobre o projeto e inscrições: Formulário https://bit.ly/3sd6Gfj https://www.projectocardo.pt/orquestra-dos-buzios

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso