V.P.AGUIAR: Concelho quer alcançar balanço positivo de CO2

2021-04-18 17:21:56

O concelho de Vila Pouca de Aguiar vai avançar com um protocolo de investigação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para alcançar balanço positivo de CO2, informou hoje a Câmara Municipal.

A autarquia quer creditar o concelho com a norma Ambiente/Energia, algo que dizem ser único no país, e com isto reduzir os custos energéticos dos munícipes.
No caminho pela neutralidade carbónica, o município ‘’irá envolver a comunidade com medidas em que os particulares poderão ver o custo da fatura de energia ter uma redução imediata na ordem de 15 por cento’’, frisou a Câmara Municipal.
Para este desafio a UTAD, através do professor Amadeu Borges, irá realizar um estudo sobre a Neutralidade Carbónica neste município.
Para Alberto Machado, o Município de Vila Pouca de Aguiar tem vindo a desenvolver esforços no âmbito da sustentabilidade ambiental, da manutenção da biodiversidade e da preservação da paisagem que promovem o desenvolvimento económico e social do concelho e ser o garante da fixação de agregados familiares nestes territórios de baixa densidade.

O autarca realça que ‘’há uma responsabilidade acrescida porque somos um concelho com elevada sensibilidade ambiental, rural, verde e por sermos a segunda Bio-Região de Portugal. E é nesse sentido, que será efetuado um estudo de emissão de carbono e consequente forma de retenção do equivalente, de modo a alcançar a neutralidade carbónica’’.

Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso