REGIÃO: Eurocidade Chaves-Verín, lança protocolo a nível de Proteção Civil entre as duas localidades

2021-04-23 20:46:21

A Eurociade Chaves-Verín, AECT reuniu-se hoje para apresentar os resultados do relatório de um perito jurídico sobre Protecção Civil e Emergências.
Este relatório foi elaborado através do programa B-Solutions da Comissão Europeia, e durante a sua apresentação a perita jurídica, Carmen José, apresentou as suas conclusões sobre os obstáculos detectados pelo grupo de trabalho Protecção Civil de Chaves e Verín.
Esta reunião foi presidida pelo Presidente da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, Nuno Vaz. Participou ainda a vereadora responsável pela Protecção Civil da Câmara Municipal de Verín, Cándida Couñago, juntamente com o Director do Serviço de Urgências da Galiza, Marcos Araújo, o Comandante Distrital das Operações de Socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro, e chefes das equipas de Protecção Civil de Chaves e Verín: Silvio Silva e Manuel Alfonso.
Neste encontro online foram expostas as dificuldades dos meios de extinção em comunicar por rádio quando trabalham num incêndio na fronteira e o défice de informação partilhada disponível para fazer face a situações de emergência.
Com base neste último aspecto, o Presidente da Eurocidade estabeleceu as primeiras linhas de orientação para dar inicio aos primeiros trabalhos para se alcançar um acordo de colaboração a nível municipal, em matéria de Protecção Civil e Emergências. Este acordo irá concentra-se principalmente na partilha de informações e na melhoria da resposta conjunta a inundações e incêndios. Trata-se de prevenir e antecipar situações de emergência devido ao risco de inundações e incêndios produzidos no território e que não têm fronteiras. Este acordo será também articulado com as instituições regionais e nacionais da Galiza e de Portugal competentes na matéria. Sublinha-se ainda a boa dinâmica de cooperação entre partes e o bom entendimento para trabalhar em conjunto.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso