GUIA ALIMENTAR: Morangos são calóricos?

2021-04-25 16:18:46

Morangos..são calóricos?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o grupo da Roda dos Alimentos «Fruta» deverá contribuir para a nossa dieta com 3 a 5 porções diárias. Uma porção de morangos corresponde a 160g (cerca de 8 unidades).
O morango é considerado na linguagem vulgar como um fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. Em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído por receptáculo da flor original, em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas). «Os morangos são considerados um fruto agregado porque são produzidos a partir de uma única flor com mais do que um ovário. São considerados pseudofrutos devido à sua constituição.»(APN)
Este tipo de pseudofruto é pouco calórico (cerca de 32 kcal por 100g) , contém um bom aporte de minerais como ferro, potássio, selénio, magnésio , cálcio e vitaminas, tais como a vitamina C, A, E, B5 e B6. Apresentam elevado valor de água e potássio que potencia a sua ação diurética e também em flavonoides (antioxidantes) que fortalecem as defesas do organismo e ajudam na prevenção de algumas patologias. Possui uma boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5g de fibras por 100g de morango).
Existem alguns benefícios para a saúde, sobre o consumo regular de morangos para o nosso organismo, onde se pode destacar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom funcionamento do sistema digestivo, ação anti-inflamatório, ajuda na regulação da glicemia, melhoria do sistema cardiovascular. É preciso ter em atenção que os morangos pertencem ao grupo dos alimentos mais alergénios em particular nas crianças. Em casos severos pode provocar problemas respiratórios e reações dermatológicas exuberantes, pelo que deve estar atento para esta situação na introdução deste alimento nas crianças.
São uma fruta de fácil preparação e consumo, são facilmente integrados em lanches, sumos naturais, gelados, e compotas de preferência sem adição de açúcar ou com pouca quantidade. Também são muito apreciáveis pelas crianças por ser uma forma divertida e criativa para incentivar o consumo de fruta.
Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal para que a sua qualidade nutricional seja mantida. Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem consumidos. Escolhe aqueles que apresentem uma consistência mais firme, cor vermelha viva e sem partes deterioradas.
.
Nutricionista
Joana Silva


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso