PAÍS: Marta Temido: ''O País está a controlar a pandemia''

2021-04-27 14:51:43

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o País está a controlar a pandemia mas que as medidas de prevenção de carácter individual como a máscara, a lavagem das mãos e distanciamento físico são para manter.

Marta Temido falava no final da Reunião sobre Situação Epidemiológica em Portugal, em Lisboa, onde referiu que a testagem e do isolamento são para manter e destacou alguns dos resultados apresentados como a ‘’diminuição da letalidade’’.

‘’É o aspeto mais positivo de entre todos aqueles resultados que foram alcançados nesta luta contra a Covid-19’’ e que indicam que ‘’estamos atualmente numa letalidade que é metade daquela que foi registada no ano passado e um quinto daquela que era registada há um ano’’, em que temos «um número inferior a cinco óbitos por um milhão de habitantes’’, explicou.

Sobre a vacinação contra a Covid 19, a Ministra disse que se espera que, na terceira semana de maio, todas as pessoas com mais de 60 anos estejam vacinadas, ‘’protegendo assim aqueles que deram origem a mais de 96% da letalidade ao longo do último ano’’, ‘’ganhando tempo relativamente à progressão da pandemia e avançando, a seguir, para outros grupos etários’’.

Entre os aspetos que carecem atualmente de atenção, Marta Temido destacou um aumento da incidência da doença em jovens entre os 10 e os 19 anos e a ‘’tendência crescente em algumas áreas da região norte, com um Risco de Transmissibilidade acima de 1, ainda que com incidência abaixo de 120 casos’’.

A existência de alguns clusters no território com risco elevado de transmissão e a maior mobilidade nas áreas de retalho e lazer foram outros dos aspetos apresentados pela Ministra e que merecem atenção.
?

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso