MONTALEGRE: Mineira de Borralha recebeu 154 participações em consulta pública

2021-04-27 17:14:17

Período de consulta pública decorreu de 4 de março de 2021 a 26 de abril de 2021.

O projeto para a concessão mineira da Borralha esteve em consulta pública 22 dias e foram recebidas 154 participações e 165 seguidores, concluiu-se no portal Participa, onde são disponibilizados os processos de consulta pública, a cargo do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

A concessão de exploração de depósitos minerais de volfrâmio, estanho e molibdénio relativamente à área de 56 km2, situada nos concelhos de Montalegre e Vieira do Minho, foi requerida por uma empresa de Braga, a Minerália - Minas, Geotecnia e Construções que, desde 2012 tem desenvolvido trabalhos de prospeção na aldeia de Minas da Borralha, em Montalegre.

O período de consulta pública decorreu de 4 de março de 2021 a 26 de abril de 2021, depois da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) ter prorrogado o prazo por mais oito dias úteis, algo que contestado por alguns movimentos e associações que se opõem às minas, como é exemplo o Movimento Não às Minas que questionou o ‘’interesse na prorrogação’’ e acusou ainda a DGEG de um ‘’tratamento desigual’’, quando na Serra da Argemela a consulta pública foi adiada e só será retomada após o estado de emergência.

O jazigo da Borralha foi explorado durante o século XX e constituiu-se segunda maior exploração mineira portuguesa. Neste jazigo o minério foi explorado a partir de filões de quartzo mas foram também reconhecidas duas brechas a de Venise e a de Santa Helena que esta empresa pretende reaproveitar uma parte da área.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso