NACIONAL: Presidente da República anunciou o fim do estado de emergência

2021-04-27 21:37:41

Ao fim de mais de cinco meses, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, hoje, que não vai propor a renovação do estado de emergência em Portugal.
Depois de ter reunido com os especialistas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou aos portugueses. «Não estamos ainda numa era livre de perigo, livre de covid, e enfrentamos ainda ameaças. A doença continue a transmitir-se e enfrentamos o risco de novas variantes menos controláveis pela vacina, à medida que se multiplicam os contactos e as infeções. Ouvidos hoje de manhã os especialistas, os partidos com assento na Assembleia da República e o Governo, tudo visto e ponderado, decidi não renovar o estado de emergência», afirmou o Presidente da República.
Marcelo defendeu que, «sem estado de emergência, como tem feito e bem o Governo, há que manter ou adotar todas as medidas consideradas indispensáveis para impedir recuos, retrocessos. E eu acrescento que, se necessário for, não hesitarei em avançar com novo estado de emergência, se o presente passo não deparar ou não puder deparar com a resposta baseada na confiança essencial para todos nós», reforçou.
O atual estado de emergência (15.º) termina às 23.59 horas de sexta-feira, 30 de abril.
A última etapa do plano de desconfinamento do Governo está prevista para a próxima segunda-feira, 3 de maio.
A evolução da pandemia permite o fim do estado de emergência em Portugal, mas os especialistas, alertam para a prudência no desconfinamento e para a manutenção das cautelas até ser alcançada a imunização de grupo.

Paulo Silva Reis
Foto: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso