GUIA ALIMENTAR: Vitamina D. Para que serve?

2021-05-09 14:58:44

Vitamina D..Para que serve?
As vitaminas são compostos essenciais para o crescimento normal e manutenção da nossa saúde no nosso organismo. É verdade que são necessárias quantidades pequenas comparativamente com outros nutrientes, e podemos obter a quantidade suficiente apenas com a nossa alimentação. Estas são divididas em dois grupos, consoante a sua solubilidade: vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossolúveis. As primeiras são solúveis em água e as segundas em gordura (Vitamina D).
Vitamina D é o nome genérico dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral do corpo, nomeadamente através da regulação da absorção de cálcio a nível da mucosa intestinal. A vitamina D3 (ou colecalciferol) e a vitamina D2 (ou ergocalciferol) são as mais importantes.
As principais funções da Vitamina D são: absorção intestinal de cálcio e fosforo, manutenção do normal funcionamento do sistema imunitário, crescimento e normal desenvolvimento dos ossos e dentes, diminuição do risco de desenvolver doenças infeciosas. Segundo alguns estudos, esta vitamina desempenha ainda um papel importante na prevenção da esclerose múltipla, da gripe sazonal, da depressão, na redução do peso e prevenção de patologias cardíacas.
De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), os valores de ingestão diária devem situar-se entre os 10 ?g/dia para bebés (7 a 11 meses) e os 15 ?g/dia para adultos.
A exposição adequada à luz solar permite obter a quantidade de vitamina D necessária ao bom, funcionamento do corpo humano, pelo que estes valores são baseados numa exposição solar mínima.
Em relação à alimentação as principais fontes de alimentos são limitados e destacam-se determinados peixes tais como: sardinha, truta, safio, corvina, enguia, lampreia, solha, dourada, salmão, sarda, goraz, garoupa, linguado, cherne, robalo e pescada com teores entre 5 e 30 ?g/100 g, em quantidades mais modestas, a gema de ovo e os lacticínios. Os alimentos enriquecidos disponíveis no mercado, como os cereais de pequeno-almoço, o leite e as bebidas vegetais bem como e os cremes vegetais para barrar são também uma fonte importante de vitamina D.
O consumo de vitamina D é particularmente relevante na infância, 3a idade e gravidez. As crianças, por estarem em crescimento, se tiverem carência são particularmente suscetíveis a doenças esqueléticas. Os idosos são muito suscetíveis ao défice de vitamina D devido à diminuição da ingestão diária de alimentos, da exposição solar, da redução da espessura da pele, das dificuldades na absorção intestinal e alterações do metabolismo. A osteomalacia, associada à fraqueza muscular, leva a um aumento muito significativo de fraturas. Quanto às grávidas, a falta de vitamina D está associada a um aumento do risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro. Os fetos de mulheres com défice desta vitamina podem apresentar atraso do crescimento, baixa estatura, convulsões neonatais, maior risco de desenvolvimento de asma e um sistema imunitário menos capaz.
Para toda a população é muito importante uma alimentação variada e equilibrada para garantir a ingestão necessária de Vitamina D e a exposição solar mínima e obter todos os ganhos em saúde.
Alertar os grupos de risco porque mais vale prevenir do que remediar!

Nutricionista
Joana Silva
Fonte: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso