MONTALEGRE: ‘’Significa um recuo, mas nunca (...) uma resignação por parte dos barrosões’’

2021-05-21 10:28:08

O município de Montalegre é forçado a recuar no processo de desconfinamento para as regras de 19 de abril, por indicação do Conselho de Ministros. Esta decisão, anunciada ontem pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tem por base a atual taxa de incidência da Covid-19 no concelho, superior à fasquia estabelecida de 240 casos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores.

‘’Esta deliberação por parte do Governo significa um recuo, mas nunca poderá significar uma resignação por parte dos barrosões’’, destaca Orlando Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

Em comunicado, o autarca refere que ‘’da nossa parte, iremos continuar a reforçar o apelo ao respeito e cumprimento escrupuloso de todas as normas de segurança face à propagação do vírus, nomeadamente o uso de máscara de proteção e a salvaguarda do distanciamento social’’.

Assim sendo, esta resolução do Conselho de Ministros permite a abertura de todas as lojas e centros comerciais, restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h00 nos fins de semana e feriados, cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos e abertura de lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

É ainda autorizada a prática de modalidades desportivas de médio risco, atividade física ao ar livre até seis pessoas, a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (cinco pessoas por 100 m2 e ainda a realização de casamentos e batizados com 25% de lotação.

Com este ‘’voltar atrás’’ no plano de desconfinamento o concelho vê-se assim afetado no turismo e na restauração, dois setores que já muito foram prejudicados desde o início da pandemia.

‘’Este recuo não é responsabilidade específica de ninguém em particular. Antes nos responsabiliza a todos e deixa-nos uma mensagem muito clara: daqui para a frente estaremos sempre sujeitos a avanços ou recuos como este a que agora, lamentavelmente, assistimos e que muito penaliza a atividade económica. Tudo está nas nossas mãos. Sejamos cumpridores e daqui por uma semana estaremos a festejar o regresso à normalidade’’.

Montalegre estava desde o dia 13 de maio em situação de alerta e agora irá recuar no desconfinamento à semelhança do concelho de Odemira. As medidas, lembre-se, são revistas semanalmente.

Sara Esteves
Fotografia ilustrativa: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso