CHAVES: QUE POLÍTICA PARA A REGIÃO

2021-06-25 17:38:44

RUBRICA QUE POLÍTICA PARA A REGIÃO – CDS-PP/PSD

PERGUNTA Nº12: Que políticas se podem implementar para travar o flagelo dos incêndios na região?

RESPOSTA CDS-PP/PSD


Flagelo dos incêndios

Todos os anos os incêndios são um flagelo que assola o interior do país, de Norte a Sul, esventrando comunidades rurais, atividades económicas locais e ecossistemas muito relevantes. Seja por causas naturais, negligência ou mão criminosa, os meses de julho e agosto são tradicionalmente penosos, colocando em causa a sobrevivência de vidas e salvaguarda de bens.

Com o intensificação das alterações climáticas, é necessário que os municípios intervenham, de forma eficaz e colaborativa, numa gestão integrada do seu território. Os incêndios são uma realidade - passada, presente e futura - que permanecerá, tornando a sua prevenção no enfoque primordial da ação política, através da gestão de riscos e da limitação e compensação de danos.

No âmbito da gestão de riscos, é preciso implementar novos incentivos de limpeza de espaços florestais e corrigir alguns dos erros antigos e prementes. Neste sentido, o município deve apoiar práticas de silvicultura que promovam ativamente a biodiversidade, a preservação de espécies autóctones e que se constituam como a primeira linha defesa contra incêndios rurais.

No lado da limitação de danos, é necessário atribuir novos meios e mais recursos - financeiros e materiais - às corporações de bombeiros, exigir um esforço permanente das Forças Armadas e enquadrar as Juntas de freguesia (e as populações) nas ações de primeira intervenção, disponibilizando cursos de formação e proporcionando meios de combate e proteção.

Numa perspetiva macro, é fundamental implementar uma política integrada, que agregue os diferentes players do setor - desde proprietários, conselhos diretivos de baldios, juntas de freguesia, municípios, associações do setor, INCF, ANPC, a tutela, entre outros - num esforço comum que transforme a floresta e o mundo rural numa verdadeira prioridade nacional.

O tempo de medidas casuísticas, ao sabor dos clamores da opinião pública, terminou. É imprescindível que as gerações atuais, nomeadamente os seus responsáveis políticos, saibam cumprir o seu papel e as suas responsabilidades.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso