CHAVES: Esplanadas polémicas levantam discussão nas redes sociais

2021-06-28 09:21:43

Ocupações abusivas de via pública por esplanadas de bares levantaram a discussão nas redes sociais e o caos instalou-se.

A Câmara de Chaves, para garantir a viabilidade económica da restauração, devido à época pandémica, permitiu, já em maio do ano passado, o alargamento ou atribuição pontual, excecional e temporário de esplanadas a estabelecimentos comerciais, mantendo a isenção das respetivas taxas municipais. A restauração agradeceu, mas os excessos não se fizeram esperar e existem hoje muitas zonas da cidade onde a passagem de peões é praticamente impossível.
As imagens espalharam-se como «cogumelos» nas redes sociais e para além disso muitas outras zonas foram inumeradas em comentários e foi mesmo o autarca Nuno Vaz, também ele através das redes sociais, quem tentou serenar os ânimos e a indignação dos flavienses, prometendo resolução para o dia de hoje. «A situação que aqui foi retratada vai ser objeto de análise, pois parece ter havido excesso na implantação da esplanada em causa. É essencial que os diferentes interesses em presença, mobilidade pedonal e comercial, sejam devidamente compatibilizados e, em caso de conflito insanável, dever-se-á dar prioridade à mobilidade pedonal, mormente a dos nossos concidadãos com mobilidade reduzida ou condicionada.
Aliás, acho que existe espaço público para que o conflito não exista. Fica o compromisso que na segunda-feira esta situação será apreciada e tomada uma decisão ponderada e justa», disse o autarca Nuno Vaz.

Paulo Silva Reis
Fotos: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso