CHAVES: Dia Mundial dos Avós celebrado na Misericórdia de Chaves

2021-07-28 10:20:35

Homenagear todos os avós e idosos que residem na Santa Casa da Misericórdia de Chaves, exprimindo-lhes o reconhecimento, a dedicação e importância que têm no seio das famílias, foi o principal objetivo que norteou as ações desenvolvidas pela equipa de Animação Sociocultural, na passada segunda-feira, em todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), de forma a assinalar o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que, este ano, o Papa Francisco promoveu.

De destacar: oração, poemas e realização de painel em tecido dedicado ao Dia dos Avós, passagem de modelos, distribuição de gelados e lembranças alusivas à efeméride, visualização de mensagens audiovisuais enviadas pelos netos e por D. António Azevedo, bispo da Diocese de Vila Real, que considera que “neste contexto de pandemia sentiram de maneira mais profunda a solidão ou o isolamento”.
Sem esquecer os colaboradores da instituição que também são avós, “nunca ninguém, em qualquer idade, está a mais para servir cada uma destas pessoas idosas, que também fazem parte desta família institucional”, frisou o animador sociocultural, Dinis Martins.
Aos 88 anos, Ana Ferreira falou orgulhosamente dos 10 netos e quatro bisnetos, “eles adoravam ir comer a casa da avó”, recordou a utente que reside no Lar Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, depois de tirar a fotografia junto do painel dedicado ao Dia dos Avós.
Um painel símbolo do “carinho e cumplicidade” associado à figura dos avós, explicou o animador, com a finalidade de “transmitir a ternura e aquele porto de abrigo, que nós sentimos nas pessoas mais velhas”, complementou a ajudante ocupacional, Mizita Correia.

Sandra Gonçalves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso