BOTICAS: População está a ser esclarecida sobre o Balcão Único do Prédio

2021-08-06 11:00:20

Localizado na Avenida de Sangunhedo em Boticas, nas antigas ‘’casas dos médicos’’, encontra-se a funcionar desde o dia 5 de julho, um balcão de atendimento presencial, com dois técnicos da autarquia ‘’habilitados para apoiar e colaborar com os proprietários no processo de regularização cadastral’’.

Trata-se do Balcão Único do Prédio (BUPi), uma plataforma inserida no Sistema de Informação Cadastral Simplificado, que permite aos proprietários identificar os seus prédios rústicos ou mistos, de forma simples e gratuita.

Neste balcão, e segundo a autarquia, os munícipes têm a possibilidade de consultar, atualizar ou identificar, através de coordenadas geográficas, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

De forma a que a população seja informada deste balcão, a autarquia está a promover sessões de esclarecimento. Estas sessões aconteceram já na Freguesia de Ardãos e Bobadela, percorrendo as três aldeias da freguesia, Bobadela, Nogueira e Ardãos, e vão continuar nos próximos dias em todas as freguesias do concelho de Boticas.

“O cadastro dos prédios rústicos é fundamental para conhecermos melhor o território do nosso concelho e para fazermos uma melhor planificação e gestão da área florestal e agrícola da nossa terra. É mais um serviço de proximidade que estabelecemos com os nossos munícipes, contribuindo para protegermos e valorizarmos o seu legado e, ao mesmo tempo, garantirmos uma gestão sustentável e eficaz do património natural do nosso Concelho”, garantiu o autarca Fernando Queiroga.

A criação do BUPi surgiu através da candidatura ‘’Boticas Território com Identidade’’, apresentada pelo Município de Boticas ao Norte 2020 e aprovada no âmbito da Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, tendo um investimento total elegível de 246.457,04 euros e uma comparticipação do Fundo Social Europeu de 209.488,48 euros, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso