V.P. AGUIAR: Detetado e dizimado ninho de vespa asiática

2021-08-06 16:00:02

A Proteção Civil de Vila Pouca de Aguiar, detetou no telhado de uma habitação, mais um ninho de vespa asiática, que para ação de controlo da praga, neutralizou através de técnicos competentes.
O Município e a Proteção Civil local apelam, para que as pessoas não desenvolvam qualquer tipo de intervenção, sendo que esta deverá ser realizada por equipas especializadas e com recursos adequados dado que uma destruição ineficaz potencializa o comportamento defensivo e agressivo da colónia.
Quem identificar um ninho de Vespa Asiática deve contactar imediatamente o Serviço Municipal de Proteção Civil, ou em alternativa, a Junta de Freguesia mais próxima do local de deteção do ninho.
Segundo os especialistas, esta espécie, agressiva quando perturbada no seu ninho, só representa perigo para os humanos caso a pessoa picada seja alérgica ou se for picada por um grande número destas vespas, já que a quantidade de veneno se torna letal. De resto, a diferença entre as picadas de outras vespas ou abelhas reside apenas na dor sentida.
O aumento recente do número de ninhos de vespa velutina, comummente denominada Vespa Asiática, tem alarmado as populações, principalmente pelo desconhecimento dos procedimentos e cuidados a ter perante esta espécie de vespa, predadora da abelha europeia, já transformada em praga de contornos nacionais.
A erradicação da Vespa Asiática tornou-se praticamente impossível face ao volume significativo de comunidades destes insetos. A solução passa por mitigar o problema, identificando e destruindo os ninhos desta espécie invasora, enquanto não se descobrem outras alternativas que reduzam a sua população.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso