MONTALEGRE: Modo Férias (ON) 2021 terminou e ‘’foi um sucesso’’

2021-09-01 09:30:58

’Terminou no recinto do Senhor da Piedade, em Montalegre, a iniciativa ‘’Modo Férias’’, destinada a crianças dos 6 aos 15 anos.

‘’Uma aposta de sucesso que conseguiu movimentar, em média, mais de meia centenas de jovens ao longo destas férias escolares’’.

A testemunhar o encerramento esteve o vice-presidente do Município de Montalegre, David Teixeira, e a vereadora da educação, Fátima Fernandes. Referir que o programa de férias ‘’Em Modo-ON’’ esteve integrado numa atividade denominada ‘’Montalegre, uma ideia da Natureza – Ambiente e Património’’ que, por sua vez, integrou o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pelo município de Montalegre.

Esta atividade teve como parceiros o Ecomuseu de Barroso, as Juntas de Freguesia de Salto e Cabril, tendo como objetivo principal a inclusão educativa e social das crianças e jovens, potenciando o sucesso escolar através das aprendizagens informais, do reforço das literacias básicas e valorização cultural das crianças e jovens. Neste sentido, o PIICIE foi financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE). Fique com alguns momentos onde imperou a boa disposição.

‘’Estivemos perante uma grande atividade que soube partilhar, com os mais novos, conhecimentos e formas de estar da nossa terra. Uma palavra de agradecimento aos monitores. Fizeram o melhor para proteger estas crianças, fizeram com que as crianças, de forma criativa, pudessem aprender coisas novas. Estamos perante um grande desafio do município. Além do plano escolar, temos a noção que nas férias os pais têm menos tempo. As crianças ficaram a conhecer novas realidades, a partilhar novas experiências que não são habituais o ensino proporcionar. Foi uma atividade bem-sucedida com o intercâmbio entre as freguesias do nosso concelho’’, disse David Teixeira, Vice-presidente da Câmara de Montalegre.

Para Fátima Fernandes, Vereadora da educação da Câmara de Montalegre ‘’pela reação dos miúdos, podemos ficar satisfeitos. Foi uma atividade conseguida. A nossa preocupação foi que todos os dias houvesse coisas novas, todas as semanas sentissem motivação em participar e que todas as atividades tivessem uma dimensão pedagógica. Ver neste último dia todo este entusiasmo, é gratificante. É uma aposta que vamos continuar a desenvolver com novas atividades em prol das nossas crianças.’’

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso