VALPAÇOS: Produtor de vinho realiza vindima e pisa num largar rupestre

2021-09-28 18:29:44

A Quinta do Solvante em Santa Valha, concelho de Valpaços, decidiu dar continuidade à produção de vinho em lagares rupestres, repetindo o procedimento dos seus antepassados. Esta terça feira realizou a vindima de uma vinha velha com um encepamento promíscuo, conduzida pelo método tradicional e cultivada de acordo com o método de produção biológico.

As uvas desta vindima manual foram transportadas para o lagar cavado na rocha, situado no lugar das ‘’Tecedeiras’’ em Santa Valha, onde ocorreu a pisa e a fermentação. O mosto depois de fermentado foi transportado para a adega onde evoluirá numa pipa de carvalho, estagiando até ao engarrafamento.

No concelho de Valpaços estão identificados mais de uma centena de antigos lagares de vinho cavados em maciços graníticos, fora dos povoados, na proximidade onde existiriam as vinhas. Particularmente na Freguesia de Santa Valha encontra-se um grande número destes lagares, de diferentes tipos e capacidade o que incentivou a produção do primeiro vinho produzido em lagar rupestre, certificado como Método Tradicional pela Comissão Vitivinícola de Trás-os-Montes.

No dia da lagarada foi ainda promovida uma visita guiada com participação na vindima bem como na pisa num lagar cavado na rocha.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso