CHAVES: Cardeal D. António Marto celebrou este domingo 50 anos de sacerdócio

2021-11-08 11:57:43

Natural de Tronco, Chaves, António Marto foi ordenado sacerdote em Roma, no dia 7 de novembro de 1971 e ontem, aos 74 anos, festejou os 50 anos de sacerdócio, com celebração da eucaristia de ação de graças na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.
Desde a ocasião em que decidiu entrar no seminário, aos 10 anos, contrariando a vontade do pai que o queria militar e da mãe que via no filho um advogado, o bispo de Leiria-Fátima disse que «um padre tem de ser um homem de relações, cuidando tanto a relação com Deus, porque as pessoas gostam de um padre muito próximo mas gostam de saber que é um homem de fé e que é diferente com todas as pessoas, com expressão de acolhimento, atenção a cada um, de escuta, de partilha das alegrias e sofrimentos».
D. António Marto celebrou este domingo 50 anos de sacerdócio e deixou a mensagem de que «não devemos ir com condenações imediatas ou juízos imediatos. Isso é lógica do poder, do autoritarismo! A Igreja tem de saber falar ao mundo de hoje como Jesus, que não era de condenação ou juízo imediato, mas de acolhimento e compaixão, misericórdia. Melhor dito: proximidade, compaixão e ternura, uma expressão do Papa que resume a presença da Igreja no mundo de hoje e o perfil do padre também».
D. António Ribeiro foi ordenado bispo em 2001, foi nomeado para a Diocese de Leiria-Fátima, onde iniciou a sua missão no dia 25 de junho de 2006 e permanece, tendo sido criado cardeal pelo Papa Francisco em 2018.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso