CHAVES: Utentes da Misericórdia de Chaves cumprem tradição do Magusto de São Martinho

2021-11-19 15:56:19

Diz a tradição que para haver São Martinho é preciso lume, castanhas e vinho, o costume foi cumprido nos diversos equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, para a realização do tradicional magusto de S. Martinho.

A ação levada a cabo pela equipa de animação sociocultural, integrada no plano anual de atividades da Misericórdia de Chaves, proporcionou ‘’animação e boa disposição aos utentes das diversas respostas sociais da instituição, de forma a não quebrar hábitos e costumes, mantendo vivas as tradições e procurando recuperar memórias que promovam o seu bem-estar’’, referiu a instituição.

Os idosos residentes nas estruturas residenciais da instituição ajudaram a preparar as castanhas para o assador e à mesa, a confraternização reavivou histórias e tradições de outros tempos, sobretudo dos tempos em que trabalhavam as suas terras e de quando era feita a colheita deste fruto seco, a castanha, que é rainha desta festividade popular.

‘’É bem que se cumpram as tradições e que ajudem a animar a gente’’, disse Maria Ferraz, que aos 91 anos lembrou como conservavam as castanhas, ‘’era na areia para durarem mais tempo’’, referiu, acrescentando ‘’no mês de março ainda tinha castanhas e estavam bem boas’’. A utente a residir no Lar de Santa Isabel participou, juntamente com os restantes idosos, no recorte e pintura de castanhas de papel que adornaram os cartuchos onde foram colocadas as castanhas depois de assadas.

A animação ficou completa com as cantigas populares, bem conhecidas de todos, que o animador Dinis Martins interpretou, ao som da guitarra, e com o esperado lanche típico com sabores de outono.

Fotografias: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso