BOTICAS: CAPOLIB promoveu Ciclo de Conferências ''Viver a Ruralidade''

2021-11-19 20:08:51

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, visitou o concelho de Boticas no âmbito do ciclo de conferências ''Viver na Ruralidade''.


João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, participou na sessão de abertura do Ciclo de Conferências ''Viver a Ruralidade'', promovido pela Cooperativa Agro Rural (CAPOLIB), que decorreu no Auditório Municipal de Boticas, esta sexta-feira.

No âmbito do ciclo de conferências ''Viver na Ruralidade'', o governante visitou também o projeto da CAPOLIB ''Cabras Sapadoras''.

No concelho de Boticas há cerca de 1.500 cabras e ovelhas que estão a ajudar a prevenir incêndios rurais no âmbito de uma candidatura submetida pela cooperativa agrícola local ao programa ''Cabras Sapadoras'' lançado pelo Governo.

A iniciativa resulta de uma candidatura apresentada ao programa ''Cabras Sapadoras'' que contou com a adesão de 10 pastores, tem 1.500 ovinos e caprinos e uma área de cerca de 100 hectares.

Esta ''é uma ótima iniciativa, e hoje podemos ver nesta visita um conjunto de elementos financeiros que estão a ser direcionados para estas regiões mais vulneráveis, que efetivamente estão a chegar as regiões e que estão realmente a fazer a diferença'' referiu João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, acrescentando que ''estamos a falar de mais de cinco mihões de euros de investimento que estão a acontecer nestas áreas comunitárias, que estão ajudar estes territórios e acima de tudo a criar valor também a partir destes investimentos, beneficiando estas regiões que é no fundo o objetivo principal destes apoios comunitários'', como o Fundo Florestal Permanente, o Fundo Ambiental, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

O membro do governo disse ainda que ''o agrupamento de baldios foi uma forma e uma modalidade que o Governo encontrou para apoiar e dar capacitação técnica as entidades e as associações, neste caso a Baladi – Federação Nacional de Baldios, e a Forestis – Associação Florestal de Portugal, para junto dos compartes puder também estabelecer programas de desenvolvimento neste território''.

Sobre o futuro da gestão e ordenamento dos baldios em territórios de baixa densidade, o governante sublinhou que este é um apoio do Fundo Ambiental ''que está a dar ótimos resultados e que nós pretendemos a partir de agora avaliar, alargar a novos territórios e aréas de baldio, e continuar estes projetos para que haja mais investimento ainda, e um reforço da capacidade técnica no local e nas regiões que é importante''.

O governo espera lançar nos próximos dias, ''um aviso para 25 milhões de euros com uma compartipação a 100% para investimentos nestas áreas comunitárias em que todas estas entidades poderão candidatar-se ainda no mês de dezembro'', adiantou o governante.

Fernando Queiroga, Presidente da Câmara de Boticas realçou que esta visita foi importante ''não só para ver esse projeto das ''Cabras Sapadoras'', mas também o investimento que conseguimos captar para o concelho de Boticas. É um trabalho notável que está a ser feito na floresta e na limpeza, porque nós temos uma riqueza florestal imensa no concelho de Boticas'', salientou.

O autarca lembrou que ''durante 20 anos não se investiu na floresta e por isso é que havia os incêndios que havia, a destruição de um património riquíssimo que é destas comunidades, agora queremos mudar isso, com esta união entre as instituições e associações, estamos todos com o mesmo objetivo que é preservar o nosso património''.

Estes projetos, ''são importantes também na fixação de pessoas, com a contratação de alguns técnicos e o rendimento para as comunidades que é fundamental, fizemos algumas candidaturas e por isso é importante ver no local, o que estamos a fazer'', frisou.

A Câmara de Boticas está também ''a sensibilizar a própria população e os agricultores para que não façam queimas e queimadas porque isto é um rendimento de todos''.

Para o autarca botiquense ''os decisores políticos têm de vir ao território, para depois nos locais de decisão levem este conhecimento de causa, para criarem condições e avisos específicos, nós não queremos ser mais do que os outros mas o nosso território é diferente, e por isso não podemos competir com outras regiões, têm de ser criados avisos específicos para este território para que possamos conservar esta riqueza que é natural'', afirmou.

Segundo o presidente da cooperativa, Albano Álvares, ao longo do dia, para além da visita ao programa ''Cabras Sapadores'', ''onde temos a georreferenciação do rebanho e no terreno as cercas são alimentadas por energia solar, que é um projeto inovador a nível nacional, podemos visitar projetos de requalificação da floresta, como a enorme intervenção que estamos a fazer, que é notável, estamos a investir e muito na floresta, na transformação da paisagem em Boticas, principalmente no vale do Tâmega que é riquíssimo onde havia um desordenamento generalizado'', explicou.

Esta conferência teve como objetivo debater o nova geração do agrupamento de baldios, ''o nosso da Capolib está a chegar ao fim , foi o primeiro que envolve 14 mil hectares e 22 unidades de baldio uma coisa gigantesca, e agora estamos a discutir e a desenhar com os nossos parceiros, porque até março do próximo ano temos de ter uma nova geração de agrupamento de baldios, com coisas novas e coisas difentes daquelas que se fizeram até agora, e estamos a trabalhar nisso'', afirmou o responsável.

Catarina Garcia

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso