VALPAÇOS: Valpaços tem a primeira residência de saúde mental do Norte

2021-11-27 10:24:10

A Associação de Solidariedade Social S. Pedro, em Sanfins no concelho de Valpaços é a primeira Unidade da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) da região Norte na área da saúde mental, disse esta sexta feira a Administração Regional de Saúde do Norte, ARS Norte.

Este equipamento tem as primeiras 16 camas de internamento e, segundo ARS Norte, é a primeira estrutura da região na área da saúde mental, da tipologia de Residência de Apoio Moderado.

Além desta nova resposta, esta Instituição Particular de Segurança Social constituiu, ainda no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados, uma equipa de apoio domiciliário com capacidade para oito visitas por dia, cuja área de influência se estende ao concelho de Vila Pouca de Aguiar e ao concelho de Valpaços.

Este investimento vai permitir que o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, prosseguia, ‘’o alargamento assistencial nesta área da prestação de Cuidados Continuados’’.

De acordo com a ARS Norte, a capacidade total instalada é, agora, de 4 863, sendo 3 127 os lugares de internamento, 85 os lugares em ambulatório e 1 651 os lugares domiciliários, a que corresponde um encargo financeiro anual por parte do Ministério da Saúde, na ordem de 61 milhões de euros.

A ARS Norte, no âmbito da RNCCI dispõe, desde o dia 22 de novembro, nos Cuidados Gerais 332 camas de convalescença, 976 camas de média duração e reabilitação, 1 716 camas de longa duração e manutenção e 1 619 lugares de equipas de cuidados continuados integrados. Já em Pediatria contam-se 17 camas de cuidados pediátricos integrados e 20 lugares de ambulatório pediátrico.

No que respeita à Saúde Mental há 16 camas de residência de apoio moderado, 55 lugares em unidade socio-ocupacional, 32 visitas por dia em equipa de apoio domiciliário, 14 lugares residência autónoma, 24 lugares de residência de apoio máximo, sete lugares em residência de treino de autonomia tipo A, Infância e Adolescência, e 10 lugares em unidade socio-ocupacional infância e adolescência.

Sara Esteves
Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso