VALPAÇOS: Concelho integra o Caminho de Santiago e já começou a marcar o troço

2021-11-29 15:00:53

Foi colocada esta segunda-feira, 29 de novembro, a primeira placa do troço do Caminho Português Interior de Santiago que atravessará o Concelho de Valpaços, no âmbito de uma candidatura dos Município de Valpaços e Mirandela para que os dois concelhos pudessem fazer parte do cobiçado Caminho Português Interior de Santiago.

Com um investimento de cerca de 250 mil euros a candidatura conjunta ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ‘’incidirá, sobretudo, na valorização do património cultural associado ao Caminho de Santiago, contribuindo para o enriquecimento da oferta turística da região’’, explica a autarquia.

O trajeto ligará Valpaços e Mirandela ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, que conduz os peregrinos até Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha.

Trata-se, sobretudo, de uma aposta que ‘’visa promover o desenvolvimento de produtos turísticos prioritários, nomeadamente o ‘’turismo cultural’’, ‘’turismo de natureza’’ e ‘’turismo de saúde e bem-estar’’.

Valpaços e Mirandela estimam que este troço do Caminho de Santiago tenha cerca de 5.000 visitantes por ano, a percorrer a pé os trilhos que levam à catedral de Santiago de Compostela.

De salientar, ainda, que o troço no Concelho Valpacense, que passa pelas freguesias de Rio Torto, Valpaços, Vassal, Santiago da Ribeira de Alhariz e Friões, tem início na Praia Fluvial de Rio Torto, cruzando-se com um dos percursos da Ecovia do Rabaçal.
O Vereador Jorge Mata Pires e o Presidente da Junta de Freguesia de Rio Torto, Luís Moutinho abriram esta segunda feira caminho ao percurso que cruzará cinco freguesias. A marcação do troço deve ficar concluída este mês.

Esta candidatura surge numa altura em que os territórios do interior, longe do turismo de massas, são cada vez mais cobiçados e procurados.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso