PAÍS: Escolas reabrem a 10 de janeiro e turmas dispensadas de isolamento

2022-01-06 16:36:56

Tal como estava previsto, os alunos regressam à escola na próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro, depois de ter sido alargado o período de férias do Natal, de duas para três semanas, como medida de combate à pandemia.

“Estamos em condições de confirmar que as escolas podem retomar a normalidade do seu funcionamento na próxima segunda-feira, como estava previsto”, disse António Costa no final do Conselho de Ministros.

Neste regresso, os alunos ficam dispensados de isolamento quando existir um caso positivo na mesma turma.

“As crianças que tenham um contacto com um caso positivo de Covid-19 na escola vão deixar de ficar em isolamento, mas os pais devem reduzir os contactos e convívios e essas crianças e, dependendo da idade, devem usar máscara”, alertou também a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

“Nós, por norma, vamos considerar as crianças apenas contacto de alto risco se forem coabitantes de um doente”, pelo que essa criança fica isolada, porque “é um contacto domiciliário e as crianças não têm reforço”, afirmou Graça Freitas esclarecendo ainda que “as crianças que ficam na escola fazem um teste ao terceiro dia”.

Todos os professores, auxiliares e assistentes operacionais das escolas vão ser testados, nas próximas duas semanas. Em paralelo decorre também “a operação de vacinação que está em curso até ao dia 9 de janeiro de todas as crianças entre os 05 e os 11 anos e do pessoal docente e não docente”.

Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso