CHAVES: Centro de Recolha vai “dar casa” a quase 150 animais de rua

2022-01-07 17:57:00

Obra do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia em Chaves avança a bom ritmo e deverá ficar concluída em maio de 2022.


Os trabalhos de desaterro e terraplanagem arrancaram em setembro de 2021 para a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) e a obra “prossegue a bom ritmo”, com a estrutura a ganhar forma, para permitir albergar 144 animais de rua.

Com um investimento superior a 630 mil euros, a obra encontra-se em execução em terrenos municipais na Zona Industrial Nº 1 em Chaves, junto ao Mercado do Gado, num espaço onde chegou a funcionar a queima de resíduos.

O CROAC prevê aumentar o bem-estar animal e será constituído por duas unidades edificadas, uma destinada ao acolhimento dos animais, e outra reservada a todos os serviços e valências. O Centro de Recolha vai possuir 36 boxes para canídeos, com áreas de exteriores de recreio adjacentes, uma sala para felídeos e três boxes exteriores para a recolha de animais de espécies pecuárias. O espaço, fora da zona urbana, tem dois mil metros quadrados, com área coberta de 800 metros quadrados, que poderá sofrer alargamento para a construção de mais boxes para serem albergados mais animais.

A autarquia de Chaves vai apostar numa sala para cirurgia de esterilização, numa sala de recuperação de animais feridos e num espaço de quarentena, constituído por duas boxes de isolamento.

Este projeto prevê, e de acordo com o Município, “dar resposta aos problemas decorrentes da sobrepopulação animal, em especial de cães e gatos errantes e em risco, proporcionando condições para que possam ser recolhidos, recuperados, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para uma adoção responsável”.

O Centro de Recolha de Animais de Companhia veio substituir a Construção do Canil/Gatil, proposta vencedora do Orçamento Participativo de Chaves de 2016, após alteração do projeto que contemplará mais valências e condições logísticas.

Sara Esteves
Fotografias: Carlos Daniel Morais



 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso