VALPAÇOS: 550 mil euros para requalificar a Praia Fluvial de Rio Torto

2022-01-15 14:42:52

Será alargada a passagem no açude.


A Praia Fluvial de Rio Torto em Valpaços está a ser alvo de requalificação num investimento de 550 mil euros. As obras resultam de um contrato celebrado entre o Município de Mirandela e o Município de Valpaços em junho de 2021.

Assim, o açude de Miradeses/Rio Torto verá a sua estrutura reabilitada, sendo a autarquia mirandelense responsável por 37 mil euros da verba necessária e a autarquia Valpacense pelo restante, ou seja, 513 mil euros.

Este espaço “urgia uma requalificação que valorizasse aquela zona ímpar de lazer em contacto com a natureza”, disse o município de Valpaços que tem realizado a limpeza das margens e leito do rio do lado valpacense, a colocação de mais areia e instalação de sanitários, a cada ano.

Para a Câmara Municipal este investimento “vai de encontro ao compromisso e aposta em melhorar e divulgar os recursos endógenos do Concelho, a pensar no turismo e qualidade de vida dos Munícipes”.

As obras contemplam “o alargamento da passagem no açude, aumentando a área de lazer junto ao rio, a instalação de 70 pesqueiros na zona de pesca a ser criada a montante, infraestruturas de apoio, estacionamento, entre outras”.

A Praia Fluvial de Rio Torto é muito procurada durante a época balnear, mas também a Ecovia do Rabaçal, com o Observatório de Aves a escassos metros, e, mais recentemente, o Caminho Interior de Santiago, lhe deram ainda mais visibilidade.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso