CHAVES: Mais de 11 milhões de euros para tornar o Parque empresarial mais “verde e digital”

2022-01-16 18:31:42

Concelho vai beneficiar de verbas ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, onde o Governo destinou 110 milhões de euros para Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração.

O concelho de Chaves é um dos três municípios da região Norte com uma candidatura aprovada de mais de 11 milhões de euros para melhorar e dar outra relevância ao Parque empresarial da cidade.

O plano desta candidatura a apoiar assenta em três pilares: na auto produção e armazenamento de energias renováveis, na cobertura de Banda Larga Rápida (5G) e também, na qualidade do serviço de energia.

As 10 candidaturas selecionadas, entre elas, a de Chaves, foram aprovadas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, no âmbito do aviso do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) dirigido a Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração, num valor de 110 milhões de euros.

Na avaliação das candidaturas foi tido em conta “o número de empresas instaladas e o número de postos de trabalho em cada AAE, quantos desses negócios estão associados a cadeias de logística e de que forma se articula o trabalho dessas empresas com o Sistema Regional de Inovação em questão” , refere o Ministério da Coesão Territorial.

Dos 110 milhões de euros, mais de 73 milhões (66%) são dirigidos a territórios do Interior, e praticamente 37 milhões são destinados ao Litoral. Para a região Norte foram concebidos 30,9 milhões de euros.

“Estes fundos podem apoiar investimentos na auto produção e armazenamento de energia renovável, ilhas de qualidade energética A+, soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio, cobertura de Banda Larga Rápida (5G) em áreas do Interior com comprovada falha de mercado ou soluções de resiliência ativa a incêndios, consoante as características das AAE”.

Além de Chaves, Melgaço, Vila Real, Águeda, Guarda, Oliveira do Hospital, Rio Maior, Campo Maior, Beja e Lagos vão modernizar zonas industriais e áreas empresariais já existentes nos seus territórios, para as preparar para as transições verde e digital e garantir uma melhoria da competitividade das empresas aí instaladas.

Segundo o Governo, esta medida “dá continuidade aos investimentos dos Programas Operacionais Regionais no âmbito do Portugal 2020, de apoio a novas AAE e requalificação das já existentes, e será ainda complementada com apoios a AAE no âmbito do Portugal 2030” .

Sara Esteves

Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso