MONTALEGRE: Concelho tem mais uma equipa de sapadores florestais

2022-01-17 11:08:48

Nona equipa, formada em parceria com quatro freguesias do Baixo Barroso, vai criar mais cinco postos de trabalho.


O concelho de Montalegre já conta com nove equipas de sapadores florestais. A mais recente foi criada este fim-de-semana na União das Freguesias da Venda Nova e Pondras, que vai abraçar um consórcio que junta, também, as freguesias de Covelo do Gerês, Ferral e Reigoso.

Com esta nova equipa vão ser criados mais cinco novos postos de trabalho. “Somos um concelho com mais de 800 km2, com uma extensa área florestal, daí ser importante que estas equipas sejam responsáveis, nesta vertente, pelo que se passa no nosso território. São mais cinco postos de trabalho no nosso concelho, ancorados em quatro juntas de freguesia”, disse David Teixeira, Vice-presidente da Câmara de Montalegre.

A nova equipa é comparticipada em 60%, no valor de 45 mil euros, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) sendo o restante financiamento, de seis mil euros, repartido de forma equivalente pelas quatro freguesias. “É a primeira vez que estamos envolvidos neste tipo de projeto. Estamos um pouco apreensivos, no entanto, espero que as coisas corram pelo melhor. Passamos a ter cinco postos de trabalho. Estou certo que nos irão dar uma grande ajuda. As aldeias vão ficar muito melhor servidas”, explicou António Reis, Presidente da U. F. de Venda Nova e Pondras.

Alberto Dias, Presidente de Covelo do Gerês também reconhece a importância da criação dos postos de trabalho e da equipa de sapadores. “Eram serviços que tínhamos que contratar a alguém. Temos sempre necessidades de limpeza na nossa floresta. Para além disso criamos cinco postos de trabalho. É muito bom”.

Num território disperso e com índices demográficos baixos é importante que “possamos estar unidos para defender o nosso património”, diz Aníbal Ferreira, autarca de Ferral que fala numa grande aposta na prevenção. “Para mim, esta união tem um grande simbolismo. A floresta é um bem essencial e é nosso dever salvaguardá-la. Estas equipas são essenciais para a conservação e manutenção dos espaços florestais”.

Com esta equipa no terreno, os autarcas já não precisam de contratar outras equipas. “Há sempre muitos trabalhos de limpeza da floresta e dos caminhos públicos da aldeia. Até ao momento contratávamos à equipa de sapadores de Salto. Agora vai ser melhor. Em conjunto é mais fácil”, expressou o Presidente de Reigoso, Adriano Costa.

Com 37 equipas florestais em todo o território do Alto Tâmega foi necessária criar esta, “numa zona que estava um pouco desprotegida (…) e também face ao grande volume de incêndios que é registado no concelho”, reconhece Eduardo Carvalho do ICNF.
«Estamos perante uma jornada importante a vários níveis. A nível social porque passamos a ter mais cinco postos de trabalho e a nível da proteção da floresta. Quero destacar o empenhamento do município de Montalegre para que isto acontecesse, bem como das outras entidades envolvidas. O concelho passa a ter nove equipas de sapadores, mais duas CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais).Vamos ter a floresta mais bem cuidada”, num esforço financeiro que o ICNF tem concretizado.

Também o Vice-presidente da autarquia reconheceu o trabalho, a coragem e a capacidade dos quatro presidentes de junta e do GTF e ICNF “porque estão sempre disponíveis para dar a retaguarda a estas equipas. Já temos várias equipas no concelho que interagem e planeiam a organização da nossa paisagem durante todo o ano. Quanto mais equipas houver, menos incêndios teremos”, termina por dizer David Teixeira.


CONCELHO | EQUIPAS DE SAPADORES FLORESTAIS (9)
- Cabril
- Covelães
- Fafião
- Montalegre
- Outeiro
- Pitões das Júnias
- Salto
- Venda Nova
- Viade de Baixo
CONCELHO | CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais) (2)
- Cabril
- Covelães

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso