BOTICAS: Boticas Parque tem percurso de arborismo para adultos

2022-01-25 10:53:03

Além do percurso para jovens, o Boticas Parque possui agora um percurso mais direcionado para adultos, junto ao parque infantil.


Constituído por 12 pontes suspensas e um slide, o circuito está instalado em árvores, abetos e carvalhos, sendo que as pontes suspensas estão instaladas entre os 2 e os 6 metros de altura, através de plataformas octogonais em madeira.

Uma nova infraestrutura para que os visitantes do Boticas Natureza e Biodiversidade (BNB) “desfrutem de um circuito de plataformas entre árvores e do contacto direto com a natureza”, disse a autarquia de Boticas.

Com este novo percurso, que se junta ao já existente para jovens, o Centro de Observação da Natureza do Barroso torna-se “num espaço cada vez mais dinâmico e direcionado para as diferentes faixas etárias”.

O acesso ao percurso suspenso é feito através de uma escada colocada no solo, local onde está acessível um painel informativo com as orientações técnicas, normas de acesso e utilização, bem como a capacidade de carga do equipamento.

A autarquia adquiriu também um equipamento de proteção individual necessário para que os utilizadores possam usufruir do equipamento em segurança.

O projeto do Centro de Observação da Natureza do Barroso contempla ainda a dinamização e diversificação da oferta turística existente no Concelho, através da adaptação de um edifício localizado no Parque de Animação Turística e Aventura, em Carvalhelhos, “de modo a garantir as condições necessárias para o acolhimento e pernoita de grupos de visitantes que participem em atividades desenvolvidas neste território”.

Estes equipamentos, adquiridos em duas fases distintas, “visam aumentar a oferta turística deste equipamento, aproveitando os recursos endógenos” de um território classificado como Património Agrícola Mundial, pela FAO.

Os investimentos decorrem no âmbito da candidatura ao Norte 2020, através do aviso Estratégias de Eficiência Coletiva Provere- Projetos Âncora, com investimento total elegível de 249.537,19 euros e uma comparticipação FEDER de 212.106,61 euros, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total elegível da operação.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso