BOTICAS: Via Ferrata interdita devido a incêndio

2022-02-16 14:39:05

Incêndio junto a este equipamento decorreu na sexta-feira, 11 de fevereiro.


A Câmara Municipal de Boticas decidiu interditar, por segurança, a Via Ferrata do Teto do Mundo ao público após um incêndio ter danificado a área envolvente a este equipamento.

A Via Ferrata está situada perto da aldeia de Alturas do Barroso, no Alto do Côto dos Corvos, junto ao Miradouro do Teto do Mundo, que faz parte da Rede de Observatórios SIPAM, Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial, implementados na região do Barroso nos municípios de Boticas e Montalegre.

De acordo com uma fonte, que relata uma possível situação de ‘’fogo posto’’, além da área ardida os principais estragos foram registados na sinalética.

Este equipamento foi inaugurado em 2021 e possuiu uma extensão aproximadamente de 150 metros e 1 218 metros de altitude com visibilidade para as serras do Larouco, Gerês, Cabreira e Marão.

A Via Ferrata é um dos atrativos culturais e paisagísticos do concelho criado para ‘’alargar o leque de ofertas turísticas disponibilizadas aos visitantes e, simultaneamente aumentar a atratividade da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial’’.

Esta via foi implementada através de uma candidatura ao Norte 2020 e encontra-se indisponível.

Sara Esteves
Fotos: Nuno Teixeira Edição: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso