REGIÃO: UTAD atribuir título de Doutor Honoris Causa ao Selecionador Jorge Braz

2022-02-24 19:49:27

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir a distinção de Doutor Honoris Causa ao selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, que recentemente se sagrou bicampeão da Europa.
Jorge Braz começou a sua carreira no futsal em Chaves na baliza da Pontauto e entre 2001 e 2003 orientou a equipa de Futsal da Associação Académica da UTAD.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tornou público, depois da reunião do conselho académico, a atribuição deste prestigiante título honorífico da academia.
«É uma decisão, mais do que justa, merecida. Os resultados épicos do Jorge Braz, a sua capacidade de trabalho e o seu espírito de equipa justificam plenamente este reconhecimento. Na UTAD, nunca esquecemos os nossos melhores e o contributo daqueles que, por cá, deixaram a sua marca», reiterou o reitor da UTAD, Emídio Gomes.
Recorde-se que Jorge Braz, no comando da equipa da Associação Académica da UTAD, venceu pela primeira vez o Campeonato Nacional Universitário de futsal masculino em 2001/02. Fora das linhas da quadra, Jorge Braz conheceu as salas de aula do Departamento de Desporto, onde lecionou a disciplina da sua modalidade de eleição e o reitor Emídio Gomes não esqueceu essa passagem. «Enquanto docente da UTAD e treinador da equipa de futsal da AAUTAD, Jorge Braz conseguiu revolucionar a modalidade na região de Trás-os-Montes e, depois, elevar o futsal nacional a um patamar de excelência. É essa a lição que deve ser retirada: estudar na UTAD é aprender com os melhores e partir à conquista».
Fernando Gomes, presidente da FPF, na pagina oficial, ao saber de tal distinção fez mesmo questão de frisar que «pelo orgulho e apego que tem às suas raízes, que esta homenagem da Universidade, ao homem e ao profissional, será acolhida com grande emoção e gratidão. Como escreveu Miguel Torga, sobre a generosidade transmontana, ‘o que é preciso agora é merecer a magnificência da dádiva’. E se o Jorge Braz já conquistou a honra académica, sabemos que tudo fará para continuar a prestigiar a Academia”, disse conclui o presidente da FPF.
Aos 49 anos, Jorge Braz tornou-se numa marca na histórica do desporto português e, para juntar ao seu palmarés de dois campeonatos europeus (2018 e 2022) e um campeonato mundial (2021), o selecionador nacional, que assumiu o cargo em 2010, vai ainda durante o ano de 2022 receber o título de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Paulo Silva Reis


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso