REGIÃO: Exposição “O Ciclo do Linho” foi um sucesso

2022-03-02 14:35:57

Iniciativa resultou de uma parceria entre o Posto de Turismo do Alto Tâmega e o Município de Ribeira de Pena.


Entre os dias 18 e 25 de fevereiro, o Posto de Turismo do Alto Tâmega (PTAT) teve em exibição nas suas instalações a exposição “O Ciclo do Linho”, que foi um sucesso, disse a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).

A iniciativa resultou de uma parceria entre o Posto de Turismo do Alto Tâmega e o Município de Ribeira de Pena que é conhecido pelo trabalho artesanal do linho, uma herança da mestria das tecedeiras de Limões na elaboração dos panos “rifados” e das de Cerva na elaboração dos panos “mantêses” que 'ditaram a enorme procura de que eram alvo por parte das casas nobres da região.

De forma a recordar as tradições do território do Alto Tâmega, o PTAT cedeu o seu espaço para que o município de Ribeira de Pena pudesse expor os mais variados instrumentos que fazem parte daquele que é o “Ciclo do Linho”.

Para além dos técnicos de turismo do PTAT, estiveram sempre presentes dois técnicos de turismo do município de Ribeira de Pena que explicaram aos visitantes/turistas todo o processo que está associado ao modo artesanal de trabalhar o linho, desde a sua sementeira até ao produto final. Exploram, ainda, o mundo da planta, a sua biologia, utilidade e importância ao longo das gerações.

‘’O feedback dos visitantes e turistas foi muito positivo. Aqueles que possuíam familiares que ainda trabalharam esta técnica e que de certa forma se recordavam de parte do processo de trabalhar o linho mostraram-se muito nostálgicos ao recordar os “tempos antigos” e parabenizaram a iniciativa que consideram de grande importância para que não se deixem cair estas tradições em esquecimento’’, destacou a CIMAT.

Segundo a Comunidade Intermunicipal muitos ‘’tiveram ali o seu primeiro contacto com este saber artesanal ficaram bastante curiosos com os instrumentos e interessados em ouvir a explicação dos técnicos de turismo’’.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso