MONTALEGRE: Agência Portuguesa do Ambiente realiza hoje sessão de esclarecimento

2022-03-02 14:40:47

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realiza uma sessão de esclarecimento esta tarde, pelas 18 horas, no auditório municipal de Montalegre, no âmbito do projeto - Concessão de Exploração de Depósitos Minerais de Lítio e Minerais Associados – 'Romano' – AIA 3442.

Recorde-se que o processo de Licenciamento Único de Ambiente deste projeto está sujeito ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental. A documentação para consulta está disponível - desde o passado 14 de fevereiro até 25 de março - no Portal Participa, podendo todas as observações e sugestões ser apresentadas diretamente no referido Portal.
Segundo o Estudo de Impacto Ambiental, a exploração de lítio no concelho de Montalegre tem associados “impactos negativos a nível das emissões locais de poluentes, no incremento de ruído, bem como nos efeitos indiretos da desflorestação e nos recursos hídricos subterrâneos”.
Por outro lado, a Lusorecursos Portugal Lithium apresenta vantagens no projeto como a “criação de emprego e o desenvolvimento das atividades económicas na região”.
A Mina do “Romano” está localizada na freguesia de Morgade, no concelho de Montalegre, e abrange a antiga Área Mineira do Couto do Beça, situada na vertente norte da Serra do Barroso, a sudeste da Albufeira do Alto Rabagão. Recorde-se que o projeto para a mina de lítio que a empresa Lusorecursos quer explorar em Montalegre tem estado envolto em polémica e foram submetidos quatro Estudos de Impacto Ambiental sendo que o contrato de concessão foi assinado a 28 de março de 2019.


Paulo Silva Reis
Foto: Arquivo

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso