Montalegre empenhado no combate à vespa asiática

2022-03-10 09:56:26

Só na primeira monitorização deste ano já foram capturadas cerca de 300 vespas velutinas.


O Município de Montalegre já tem no terreno mais uma campanha de combate à vespa velutina. Com a rede de armadilhas implementada em todo o território do concelho de Montalegre, já foi possível capturar cerca de 300 vespas asiáticas na primeira monitorização realizada este ano.

No ano transato o Gabinete Técnico Florestal (GTF) eliminou o maior número de ninhos relativamente aos anos anteriores. ''Estes ninhos surgiram essencialmente nos limites do território, em particular na zona mais baixa do concelho na freguesia de Cabril. Esta zona foi e será sempre a mais afetada devido ao facto desta praga se dispersar preferencialmente pelas linhas de água e, como sabemos, por a freguesia de Cabril estar implementada em linhas de água respeitáveis. É importante salientar que a falta de contenção a jusante será o prejuízo de montante (…) daí o reforço nas áreas adjacentes aos concelhos de Terras de Bouro e Vieira do Minho, áreas muito afetadas por esta praga, de modo a que o combate seja mais eficaz e, obviamente, a conter a evolução para o interior do território'', explicou José Luís Tavares que lidera o Plano Municipal de Combate.

Com as recentes alterações climáticas, temperaturas mais elevados e invernos mais curtos e rigorosos, favorecem o desenvolvimento e proliferação desta praga que tem levado a população a colaborar no combate.

''Na maioria das vezes, são as pessoas locais que alertam as autoridades para a presença da Vespa velutina nos seus territórios, comunicam avistamentos ou localização de ninhos e acompanham a equipa técnica até aos locais'', disse José Luís Tavares.

Perante a presença de ninhos são contactadas algumas entidades desde a Câmara Municipal, as corporações de bombeiros, as equipas de sapadores florestais, os vigilantes da natureza, os Presidentes de Junta e a página SOS Vespa que encaminham a informação para uma equipa técnica.

Segundo o Município, todas as áreas afetadas por esta praga utilizam métodos de eliminação de ninhos idênticos incineração, aplicação de iscos envenenados, aplicação de inseticida, entre outros.

'' Dos métodos existentes, o município recorre ao mais eficaz. Durante a noite, momento em que todas as vespas da colonia estão dentro do ninho, o interior do ninho é pulverizado com um inseticida específico e de seguida, o ninho e todas as suas vespas envenenadas, são retirados do local, na maioria das vezes na copa de uma árvore. Desta forma, assegura-se que toda a colónia de vespas deste ninho é neutralizada, evita-se que as vespas envenenadas entrem nas cadeias alimentares de outros animais e elimina-se um elemento visual inestético, o ninho da natureza''.

A ''Rede de Armadilhas de Combate à Vespa velutina 2022'' já está implementada em todo o território do concelho de Montalegre e a organização garante que no concelho “nenhum ninho identificado fica por ser eliminado ou neutralizado”.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso