R. PENA: Teste no descarregamento de cheias da Barragem de Daivões foi um sucesso

2022-03-24 15:31:00

A barragem de Daivões, em Ribeira de Pena realizou, durante a tarde da passada quarta-feira, testes às comportas do descarregador de cheias e decorreram sem sobressaltos.

Com o enchimento da albufeira da barragem de Daivões, a Iberdrola, concessionária do empreendimento hidroelétrico, realizou o primeiro teste das comportas do descarregador de cheias da barragem de Daivões do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.
A Proteção Civil e a empresa Iberdrola, concessionária do empreendimento hidroelétrico, lançaram um alerta, acima de tudo, aos pescadores e praticantes de desportos fluviais, para a possibilidade de cheias repentinas, mas tudo correu dentro da normalidade.
As provas estavam previstas no último patamar do plano de primeiro enchimento da albufeira e contemplaram a abertura integral de cada uma das quatro comportas dos descarregadores, com um desfasamento temporal de 15 minutos.
A abertura das comportas foi acompanhada por representantes de várias entidades, designadamente, do Município de Ribeira de Pena, do Corpo de Bombeiros de Ribeira de Pena e do Corpo de Bombeiros de Cerva.
Este teste inseriu-se no Plano de Emergência Interno da barragem de Daivões e incluiu também a ativação dos sistemas de aviso e alerta sonoro.
Com 1.500 milhões de euros de investimento, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos realizados na Europa, contemplando a construção de três barragens, Daivões, Gouvães e Alto Tâmega.
Refira-se ainda que, segundo conseguimos apurar, não existe Plano de Emergência Externo e estudo de simulação dos riscos para as localidades ribeirinhas, mas os testes em questão não tiveram qualquer impacto significativo no comportamento e caudal do rio acima do expectável.


Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso